Tema e Lema da IECLB em 2019
Em 2018, apresentamos os motivos pelos quais escolhemos Igreja - Economia - Política como Tema do Ano. Segundo Lutero, estas são as três Ordens da Criação de Deus. Cada pessoa está inserida nas três Ordens e é chamada a atuar nas três Ordens. A nossa atuação pode ser compreendida como colaboração com Deus para o melhoramento do mundo. Em 2019, mantemos o Tema do Ano de 2018, mas sob a luz de um novo Lema bíblico: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).
No tempo em que vivemos, as relações estão contaminadas pela polarização. Está cada vez mais difícil a convivência na diversidade. Em meio a essa realidade, a Teologia evangélico-luterana afirma que somos pessoas simultaneamente justas e pecadoras. Ter clareza dessa condição nos ajuda a compreender as dificuldades e os desafios para conviver e promover a paz. Se temos a condição de pessoas pecadoras, carregamos também em comum a marca do Batismo, que nos une a Cristo. Em Cristo, somos um só corpo (1Co 10.17). Reafirmar este princípio evitará que nos percamos em meio a conflitos e contradições.
O Tema e o Lema do Ano nos motivam a agir em colaboração na construção de pontes de aproximação. A partir da fé, entendemos que o caminho não está na polarização, mas na busca para a convivência em favor da paz. Somos porta-vozes do Evangelho, que tem a paz como antítese à onda do ódio. Um dos objetivos do Lema é procurar formas de baixar essa onda, apontando para a paz que recebemos de Deus e sinalizando o que se faz em favor da paz.
A vontade de Deus se traduz no seu desígnio de criar, preservar vida digna e salvar. Nisso se manifesta o amor de Deus. É esse amor que quer a paz. Paz é o alvo. Amor é o meio. Igreja - Economia - Política: diante das Ordens criadas pelo Pai, o Filho afiançou: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).
Presidência da IECLB