Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 820

Sábado, 23 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 04:59

Palavra - Tema do Ano

Economia: o sustento da vida

Depois da Igreja, foi instituída a Economia, para proporcionar o sustento da vida. A esta Ordem pertencem todas as conexões familiares, bem como o esforço do ser humano para obter os seus meios de vida e o propósito de propagação da espécie. A Economia (oikonomia) engloba matrimônio, família e todas as relações de produção e de reprodução fundamentadas na casa (oikos), conforme o Texto-base do Tema da IECLB para 2018.

As explicações de Lutero ao Primeiro Artigo do Credo Apostólico também nos dão indicações para compreender a economia a partir da ação de Deus: O que significa ou o que você quer dizer com as palavras ‘Acredito em Deus Pai onipotente, Criador’? Resposta: O que quero dizer e acredito é que sou criatura de Deus, isto é, que foi Ele quem me deu e continua preservando meu corpo, minha alma e minha vida, membros grandes e pequenos, todos os sentidos, a razão e o entendimento e assim por diante, comida e bebida, roupa, sustento, esposa e filhos, empregados, casa e propriedade, etc.

Além disso, Ele faz com que todas as criaturas tenham utilidade e sirvam para suprir as necessidades da vida: o sol, a lua e as estrelas no céu, o dia e a noite, o ar, o fogo, a água, a terra e tudo o que ela produz com todo o seu potencial, as aves, os peixes, animais, cereais e todos os tipos de plantas. Além disso, todos os demais bens materiais e temporais, bom governo, paz, segurança.

A intenção deste artigo, então, é que a gente se dê conta que ninguém possui nem consegue sustentar por si próprio a vida nem tudo aquilo que foi enumerado e ainda possa ser enumerado, por menor e mais insignificante que seja. Tudo isso está compreendido na palavra Criador. Se acreditássemos com sinceridade também agiríamos de acordo: não mostraríamos tanta arrogância, como se recebêssemos de nós mesmos a vida, a riqueza, o poder e a glória. Se acreditássemos neste artigo, ficaríamos assustados e humildes! (Catecismo Maior, 2012).

P. Dr. Emilio Voigt | Coordenador do Núcleo de Produção e Assessoria

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br