O Tema do Ano entre Pessoas Idosas
Para Lutero, a Igreja, a Economia e a Política são os âmbitos nos quais Deus coloca a existência humana e atua. Deus usa as três Ordens para o bem do mundo. Também a população idosa faz parte destes três âmbitos e tem a tarefa de cooperar com Deus para o melhoramento do mundo.
Como sociedade, precisamos nos preparar para a realidade do envelhecimento. Essa preparação precisa acontecer em todos os âmbitos da vida. Podemos nos inspirar no entendimento de Lutero e ver como Deus cuida da nossa vida por meio da Igreja, da Economia e da Política.
No âmbito da Igreja, temos um chamado para anunciar o Evangelho e, a partir dele, o respeito, a valorização, o cuidado das pessoas idosas. Da mesma forma, temos a tarefa de denunciar injustiças e a falta de amparo. É preciso refletir sobre o propósito divino para a nossa velhice, buscando viver e motivar a vida com sentido. Como tem sido a participação das pessoas idosas em nossa Comunidade? Temos pessoas idosas que estão desamparadas? Como podemos ajudar?
No âmbito da Economia, precisamos avaliar o sistema econômico que nos conduz a consumir cada vez mais, perguntando o que realmente é necessário para termos qualidade de vida. Que contribuição podemos dar para uma Economia que promova a vida digna de todas as pessoas?
No âmbito da Política, o Estatuto da Pessoa Idosa é um instrumento para garantir o direito à vida com qualidade. Houve avanços e é preciso avançar ainda mais na conscientização e estruturação da sociedade para a proteção e o cuidado. Estamos conseguindo acompanhar a reflexão dos Conselhos e Comitês para as pessoas idosas? Quais as políticas que estão sendo pensadas?
O Tema e o Lema do Ano nos convidam para a reflexão e a ação. Motive a sua Comunidade a pensar em ações que contribuam para o melhoramento das condições de vida das pessoas idosas.
P. João Bartsch | Encontro com Pessoas Idosas (Caderno de Estudos do TA2018)