O Tema do Ano na Educação Infantil
Pedro gosta de brincar, aprender e ouvir histórias. Ele mora com a sua mãe, o seu pai e as suas irmãs: Letícia, de 8 anos, e Betina, que é bem pequena. Na casa de Pedro, há regras: depois de brincar, é preciso guardar os brinquedos, a roupa suja deve ser posta no cesto, o lixo precisa ser separado em orgânico e seco e colocado nas lixeiras e há horas específicas para assistir à televisão e jogar no computador.
Toda vez que ganha um brinquedo novo, precisa doar outro para a campanha feita na Igreja e sabe que os brinquedos precisam estar bem cuidados para que as crianças possam brincar. Aliás, os brinquedos trazem alguns problemas para o Pedro: ele gosta de brincar com eles, mas não gosta de guardá-los.
- Por que eu tenho que fazer isso e a Betina não precisa?, pergunta Pedro.
- Porque a Betina é pequena e vai aprender a fazer isso quando for o tempo certo e porque é regra guardar brinquedos, diz o pai.
A família vai muitas vezes à Igreja. Pedro gosta do Culto Infantil. Aprende que Jesus ama todas as pessoas, inclusive as crianças. Sabe que Jesus nos ama, apesar de não conseguirmos seguir todas as regras.
Quando vai ao mercado com a mãe, Pedro sabe que não pode comprar tudo o que deseja. Mesmo assim, às vezes, teima e quer comprar o que já foi dito que não vai ser comprado. A mãe explica que a gente precisa consumir de forma consciente e que consumir menos e doar mais é uma forma de amar e cuidar da Criação de Deus.
Doar: isso é complicado para o Pedro. Quando o primo Arthur o visita, ele esconde os melhores brinquedos, atitude que a mãe e o pai procuram corrigir, porque Jesus nos ensinou a ser pessoas generosas e amorosas – amar as outras pessoas como amamos a nós mesmas.
Pedro é um bom menino e vai aprender a dividir as suas coisas e ser mais generoso com todas as pessoas. Ele está aprendendo que Deus é o Senhor, nosso Deus, e deseja o melhor para toda a sua grande e maravilhosa Criação.
Rede Sinodal | Encontro para Educação Infantil (Caderno de Estudos do TA2018)