Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Terça-feira, 03 de Dezembro de 2024

Porto Alegre / RS - 14:17

Palavra - Tema do Ano

O Tema do Ano entre Pessoas Adultas

Não se preocupem com a sua vida, quanto ao que irão comer ou beber; nem com o corpo, quanto ao que irão vestir (Mt 6.25). Provavelmente, a primeira ideia que ocorre a muitas pessoas quando ouvem esse texto é a seguinte: Como vamos viver sem nos preocuparmos com o hoje e com o amanhã? É possível viver sem se preocupar e sem fazer projetos? Elas estão certas. Quem seria capaz de dizer e garantir que podemos viver, como se diz, ‘ao Deus dará’? É isso o que diz o texto de Mateus 6.25-34?

No Sermão da Montanha, há uma conhecida passagem que diz: Ninguém pode servir a dois senhores [...]. Vocês não podem servir a Deus e às riquezas (Mateus 6.24). Obviamente, a questão não são os bens materiais, mas a dificuldade de evitar que o nosso coração seja contaminado pela ‘febre do metal’.

O texto de Mateus 6.25-34 procura dizer justamente isso: (a) A vida é mais do que bens (mesmo os mais necessários para a existência: comida, bebida, roupas), (c) Deus sabe as nossas necessidades e (c) A existência cristã precisa se construir exclusivamente em torno da justiça de Deus. Por essa razão, Lutero insistia tanto na centralidade do primeiro mandamento: Eu sou o SENHOR, teu Deus (Ex 20.2a).

Aceitar o senhorio de Deus em nossas vidas implica viver a justiça do Reino. Nada mais pode ocupar o centro da existência cristã. Lutero escreveu fortes críticas aos abusos na vida econômica do seu tempo. Ele percebeu que a busca frenética (ansiosa, inquieta, obcecada, gananciosa) pelos bens materiais se convertia em uma idolatria, isso é, o centro da existência cristã deixava de ser Deus e a sua justiça. 

Nessa convicção reside o núcleo da compreensão luterana da Graça: todas as coisas são concedidas a quem se entrega à vivência da justiça do Reino de Deus. A Economia que surge a partir da Graça de Deus é baseada na vivência comunitária, na justiça e no cuidado com a Criação de Deus.

Prof. P. Dr. Valério Schaper | Encontro com Pessoas Adultas (Caderno de Estudos do TA2018)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br