Tema do Ano entre as crianças
Olá, crianças! Eu sou Josué. Vou contar para vocês a minha história! Depois de um tempo de grande fome na nossa terra, o nosso povo foi parar no Egito em busca de alimento. Ali ficou por muito tempo. Acontece que os governantes nos escravizaram. Precisávamos trabalhar duro fazendo tijolos e recebíamos muitos castigos.
O faraó era muito cruel. Então, oramos a Deus, contando o nosso sofrimento. Deus ouviu o nosso grito de socorro! Chamou Moisés para que ele falasse com o faraó, para libertar o meu povo. Depois de muitas maravilhas, milagres e coisas espantosas, o faraó deixou nosso povo ir para uma terra muito boa. Deus queria que todas as pessoas tivessem a vida que Ele sonhou para elas, cheia de paz e felicidade.
Colocamo-nos a caminho dessa terra, mas ficamos muito tempo no deserto, até estarmos prontos para receber a terra prometida. Confiar em Deus nos momentos difíceis foi a coisa mais importante. Na caminhada, não tínhamos comida e Deus nos mandava o alimento. Um deles era o macio e doce maná.
No deserto, Deus nos entregou os Dez Mandamentos. Eles nos ajudavam a organizar a nossa vida, mostrando como cuidar uns dos outros e umas das outras. Logo no início, Deus se apresentou para nós e disse: Eu sou o SENHOR, teu Deus! Isso nos trouxe muita segurança, pois sabemos que esse Deus que nos libertou da escravidão e nos conduziu pelo deserto quer continuar demonstrando amor em nossa vida todo o tempo. Hoje, estamos aqui, desfrutando da terra que Deus prometeu! Esta terra nos dá tudo o que precisamos!
Não foi fácil! Algumas vezes, reclamamos. Outras vezes, duvidamos, mas Deus sempre cuidou de nós. Ele nos ensinou a compartilhar o que recebemos e a viver em paz, justiça, respeito, amor e solidariedade, por isso, hoje, o servimos com toda a nossa vida. Deus mostrou que nos ama, que quer o nosso bem e que somos pessoas muito especiais para Ele.
Pa. Sandra Kamien Tehzy | Encontro com Crianças (Caderno de Estudos do TA2018)