Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Porto Alegre / RS - 22:35

Palavra - Tema do Ano

Lema 2018: Eu sou o SENHOR, teu Deus

Afinal de contas, quem é esse Deus? Na história da humanidade, vários estudos já foram feitos na busca pela origem de tudo. Nessa discussão, aparece constantemente a pergunta pela existência de Deus. Parece que não há como falar sobre a origem de todas as coisas sem pensar em Deus. Há Cientistas que defendem: uma vez explicado tudo, prova-se a inexistência de Deus. Entretanto, vemos que, a cada descoberta e discussão, esbarra-se no mistério da vida que não há como explicar.

Quando falamos em Deus, falamos sobre a gente, os nossos sentimentos, as nossas vivências pessoais, familiares, sociais e comunitárias. No Catecismo Maior, Lutero disse: ‘ter um Deus não significa outra coisa senão crer e confiar nele do fundo do coração’. Acrescentou: ‘Entendo que seu deus é, na verdade, aquilo em que você confia, a que você entrega seu coração’.

O Lema da IECLB para 2018 nos lembra o Primeiro Mandamento: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Os Mandamentos são orientações. São sinais do amor de Deus, que protege e cuida, que tira da escravidão e ensina a viver em liberdade. Deus não quer que adoremos outros deuses, mas somente a Ele, que nos ama, cuida de nós, nos protege, perdoa. Deus nos deu os Dez Mandamentos para que vivamos em liberdade.

O nosso Deus é um Deus de relação, por isso se torna gente como a gente. Ele quer que o sintamos no relacionamento com a sua Criação e com as pessoas ao nosso redor. É nesse relacionamento que Deus se dá a conhecer. Sim, é no encontro com as pessoas, no relacionamento de amor e respeito que conseguimos perceber a presença do Deus da Vida. Um abraço, um carinho, um olhar amoroso, uma conversa amigável, um ouvido atento podem transformar vidas. Na vivência do amor e do respeito, conseguimos ser felizes, mesmo enfrentando uma tempestade. Deus está conosco sempre e, de forma especial, nas atitudes de pessoas amorosas e solidárias. 

Pa. Sonja Hendrich-Jauregui | Encontro com Adolescentes (Caderno de Estudos do TA2018)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br