Lema 2018: Eu sou o SENHOR, teu Deus
Afinal de contas, quem é esse Deus? Na história da humanidade, vários estudos já foram feitos na busca pela origem de tudo. Nessa discussão, aparece constantemente a pergunta pela existência de Deus. Parece que não há como falar sobre a origem de todas as coisas sem pensar em Deus. Há Cientistas que defendem: uma vez explicado tudo, prova-se a inexistência de Deus. Entretanto, vemos que, a cada descoberta e discussão, esbarra-se no mistério da vida que não há como explicar.
Quando falamos em Deus, falamos sobre a gente, os nossos sentimentos, as nossas vivências pessoais, familiares, sociais e comunitárias. No Catecismo Maior, Lutero disse: ‘ter um Deus não significa outra coisa senão crer e confiar nele do fundo do coração’. Acrescentou: ‘Entendo que seu deus é, na verdade, aquilo em que você confia, a que você entrega seu coração’.
O Lema da IECLB para 2018 nos lembra o Primeiro Mandamento: Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Os Mandamentos são orientações. São sinais do amor de Deus, que protege e cuida, que tira da escravidão e ensina a viver em liberdade. Deus não quer que adoremos outros deuses, mas somente a Ele, que nos ama, cuida de nós, nos protege, perdoa. Deus nos deu os Dez Mandamentos para que vivamos em liberdade.
O nosso Deus é um Deus de relação, por isso se torna gente como a gente. Ele quer que o sintamos no relacionamento com a sua Criação e com as pessoas ao nosso redor. É nesse relacionamento que Deus se dá a conhecer. Sim, é no encontro com as pessoas, no relacionamento de amor e respeito que conseguimos perceber a presença do Deus da Vida. Um abraço, um carinho, um olhar amoroso, uma conversa amigável, um ouvido atento podem transformar vidas. Na vivência do amor e do respeito, conseguimos ser felizes, mesmo enfrentando uma tempestade. Deus está conosco sempre e, de forma especial, nas atitudes de pessoas amorosas e solidárias.
Pa. Sonja Hendrich-Jauregui | Encontro com Adolescentes (Caderno de Estudos do TA2018)