Tema 2018: ensinar, alimentar e proteger
O Lema do Ano dá apoio ao Tema da IECLB, iluminando a reflexão e o testemunho cristão. Em 2018, a passagem bíblica de Êxodo 20.2a, Eu sou o SENHOR, teu Deus, que chama a atenção para o Primeiro Mandamento, está acima de todos os elementos da arte para indicar que Deus está acima de todas as coisas e é dele que procede toda a Criação e toda a vida.
No centro do cartaz há uma imagem com elementos que representam as três Ordens da Criação: Igreja, Economia e Política. Como primeira Ordem da Criação temos a Igreja, representada graficamente pela Bíblia. A Palavra de Deus remete à função fundamental da Igreja: ensinar. O singelo ramo de trigo faz alusão à Economia, segunda Ordem da Criação. Economia tem por função básica: sustento da vida. A Política, terceira Ordem da Criação, é apresentada por mãos dadas, sugerindo aliança e conciliação para: promoção e defesa da vida. Os três elementos são distintos, porém estão unidos. Todos eles se encontram, tocam e entrelaçam, indicando que o ser humano participa das três Ordens. Os diferentes tons da mesma cor também demonstram a inter-relação e a nossa participação nas três Ordens.
Abaixo da representação gráfica são destacadas as três palavras que formam o Tema do Ano da IECLB para 2018: Igreja, Economia, Política. A disposição das palavras segue a compreensão de Lutero: a Igreja é a ordem primordial, da qual procedem as outras duas.
Em torno da imagem, uma linha marca a mudança de perspectiva proposta por Lutero. Na Idade Média, os termos Igreja, Economia e Política correspondiam a funções definidas por uma organização social de classes separadas e desiguais. Lutero, por seu lado, entendia que Igreja, Economia e Política não formam categorias isoladas nem sobrepostas. Para o Reformador, Deus age mediante as três Ordens e todas as pessoas se colocam a serviço de Deus para o melhoramento do mundo nas três Ordens.
Tema do Ano | Composição da Arte