Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 813

Domingo, 10 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 01:01

Palavra - Tema do Ano

Eu sou o SENHOR, teu Deus (Êxodo 20.2a)

Deus é o criador de tudo e, porque Deus criou todas as coisas, o ser humano teria condições de conhecer Deus, mas este conhecimento foi corrompido pelo pecado e, com isso, a razão humana não sabe mais quem é Deus. ‘O principal que se perdeu na alma é o conhecimento de Deus’, escreveu Lutero. Quem é Deus? O Lema da IECLB em 2018 contribui para responder esta pergunta.

Após libertá-lo da escravidão, Deus estabeleceu um pacto com o povo hebreu: Se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, sereis minha propriedade peculiar dentre todos os povos (Ex 19.5). Que promessa! Que perspectiva de vida! No entanto, a efetivação dessa perspectiva não foi (e não é!) tão simples assim. Não demorou muito e aquele grupo começou a praticar idolatria (Ex 32.1ss). A este povo, que não compreende a sua liberdade e a sua vocação, Deus afirma: Eu sou o Senhor, teu Deus! Quem sou eu? Fui eu que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão!

Para Lutero, o primeiro Mandamento é o mais importante, pois revela quem é Deus: Deixe somente eu ser seu Deus e nunca procure nenhum outro, ou seja, o que lhe fizer falta, espere-o de mim, procure-o junto a mim. Quando você estiver passando por infortúnio e aperto, arraste-se para junto de mim e fique comigo, EU é que lhe darei o suficiente e ajudarei em toda necessidade.

A vida, morte e ressurreição de Cristo revelam quem é Deus: um Deus misericordioso que oferece perdão, justificação e nova oportunidade. Pela reconciliação em Cristo e sua resposta de fé, o ser humano é nova criatura, chamada a atuar em cooperação com Deus. Pela força do Espírito Santo, que cria comunhão e promove o testemunho, o ser humano atua a serviço de Deus para o melhoramento do mundo.

Igreja (que ensina a Palavra de Deus), Economia (que garante o sustento da vida) e Política (que zela pela boa convivência humana) são os instrumentos para evidenciar quem é Deus e efetivar a sua vontade no mundo. Nisso podemos confiar e em favor disso nos empenhamos.

Trecho do Texto-base do Tema do Ano 2018 da IECLB: Igreja - Economia - Política

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A ingratidão é um vento rude que seca os poços da bondade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br