Exame Pró-Ministério
O Exame Pró-Ministério é a última etapa da caminhada rumo ao Ministério com Ordenação na IECLB. O Certificado de Habilitação, que dá ao Ministro e à Ministra a autorização para a Ordenação na IECLB, só é concedido mediante aprovação no Exame Pró-Ministério, que acontece ao final do Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM).
O Exame consiste em avaliações interdisciplinares individuais e em grupo, em que Candidatos e Candidatas são observados por uma equipe de profissionais aptos a aprimorar as competências do grupo para o exercício do Ministério com Ordenação.
No Colóquio, se dá uma conversa formal sobre as experiências no PPHM, o posicionamento teológico e a identificação com o Ministério na IECLB. A Banca Avaliadora é composta por um Pastor ou uma Pastora Sinodal, um Ministro Ordenado ou uma Ministra Ordenada em um dos quatro Ministérios, um ou uma profissional da Área da Educação e um membro leigo de alguma Comunidade da IECLB. Por fim, Candidatos e Candidatas dialogam com a Presidência da Igreja.
Vencidas as etapas, é apresentado o resultado. Sendo positivo, basta aguardar a divulgação do local de Envio, combinar a apresentação no local e esperar o aceite do Envio pela Comunidade para a qual a pessoa foi enviada. Em caso de não aprovação no Exame, a Comissão de Exame poderá recomendar a realização de um novo Período Prático.
Fiz parte do grupo que prestou o Exame em 2018, em que 17 pessoas foram aprovadas, sendo 5 para o Ministério Missionário e 12 para o Ministério Pastoral. Os Campos de Atividade Ministerial (CAMs) para os quais fomos enviados e enviadas estão espalhados por todo o Brasil.
O processo é muito sério, bem conduzido e não há acepção de pessoas. É uma avaliação rígida, mas muito humanizada e não existe intenção de causar dano ou medo às pessoas avaliadas.
Em momentos como o Exame Pró-Ministério, fica evidente a preocupação da IECLB em preparar bem os Ministros e as Ministras para os diversos desafios que traz o Ministério com Ordenação.
P. Felipi Schütz Bennert | Ministro na Paróquia de Santos e na Missão aos Marinheiros, em São Paulo