O que a Comunidade ganha com o PPHM?
Na IECLB, após a formação teológica oferecida em um dos três Centros de Formação conveniados (EST, FATEV e FLT), os egressos e as egressas estão aptos e aptas a inscrever-se no Exame de Admissão ao Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM). Este período tem a duração de 17 meses e é realizado em uma das Comunidades da IECLB, acompanhado pelo Pastor ou Pastora Sinodal, por um Mentor ou Mentora e uma equipe de avaliação local.
O PPHM é tempo de aprender e lapidar ações práticas para o exercício ministerial. Neste processo, a Comunidade na qual é desenvolvido o PPHM ocupa um papel fundamental. Cabe à Comunidade, junto com o Mentor ou a Mentora, auxiliar na formação, acompanhando os Candidatos e as Candidatas no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício do Ministério.
O que uma Comunidade ganha com a participação no PPHM? A Comunidade da Consolação, no Sínodo Paranapanema, tem participado do processo de Mentoria de PPHM há uma década, tendo acompanhado seis pessoas durante o seu Período Prático.
Nestas experiências, alguns aspectos se destacam: a) participar ativamente da formação ministerial na IECLB, b) ser espaço de experiência e prática para formação, c) desenvolver a capacidade de ouvir e dar feedback e d) participar ativamente de um Programa maior da Igreja e ofertar a sua experiência e o seu contexto para a IECLB como um todo, um exercício de relevante responsabilidade frente à Igreja.
PPHM é espaço de formação e qualificação no qual as partes envolvidas têm papel fundamental no desenvolvimento dos Candidatos e das Candidatas. Humildade, observância e seguimento ao Evangelho são pilares centrais neste processo. Por fim, a Comunidade não deve ver o PPHM como algo que onera e exige, mas como possibilidade de formação e aperfeiçoamento, para que a Igreja tenha pessoas qualificadas para atuar na grande Seara do Senhor e nos desafios que dali advêm.
P. Odair Braun | Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema
Pa. Vera Maria Immich | Ministra na Comunidade da Consolação, em Curitiba/PR