O Período prático
Após a aprovação no Exame de Admissão, os Candidatos e as Candidatas são designados e designadas para uma Paróquia da IECLB para realizar o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM).
Durante os 17 meses do Período Prático, somos auxiliados e auxiliadas pela Mentoria e uma equipe de acompanhamento, sendo que, em meio a este tempo, ocorrem duas avaliações.
Além destas avalições na Paróquia, ao final do PPHM, há o Exame Pró-Ministério, em que passamos, novamente, por uma Banca.
O Período Prático de Habilitação ao Ministério é um tempo de formação integral, no qual aprendemos lições que transcendem a atuação do Ministério com Ordenação na IECLB e que permanecem por toda a nossa vida. Este período visa a fortalecer os nossos dons e, principalmente, trabalhar as nossas limitações.
Instrumentos valiosos nesta caminhada são a Avaliação Psicológica e a Avaliação de Perfil Motivacional. Ambos detectam as nossas fragilidades e também os nossos talentos. Além da estrutura que recebemos da IECLB, a Secretaria da Habilitação ao Ministério proporciona, ainda, dois Seminários para reflexão e estudos.
Acompanhar a vida comunitária de perto e manter um diálogo aberto com a Mentoria são ótimas oportunidades para nos fortalecermos enquanto Candidatos e Candidatas ao Ministério com Ordenação.
Neste tempo de PPHM, podemos tirar dúvidas e praticar as inúmeras aprendizagens que obtivemos no Bacharelado em Teologia.
Após a formação teológica, o Exame de Admissão, a realização do PPHM e a aprovação no Exame Pró-Ministério, estamos aptos e aptas, finalmente, para receber a tão aguardada Ordenação ao Ministério.
Todo este processo nos dá uma profunda base para a próxima e mais desafiadora etapa: a atuação como Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas na IECLB.
Nesse momento, aceitamos o envio para qualquer lugar deste nosso Brasil para sermos servos e servas do Trino Deus e instrumentos da sua Missão.
Pa. Camila Elisa Schütz
Ministra na Paróquia do Planalto Central Catarinense, em Curitibanos/SC