PPHM... onde será?
Candidatos e Candidatas ao Ministério com Ordenação são designados e designadas para realizar o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) em uma das Comunidades da IECLB após a sua aprovação no Exame de Admissão.
Quem designa as pessoas ao Campo de PPHM é a Comissão de Designação e Envio, composta pela Pastora Presidente, quatro Pastores ou Pastoras Sinodais e duas pessoas representantes de Comunidades indicadas pelo Conselho da Igreja.
A designação é realizada uma vez ao ano, no mês de julho, e leva em consideração as necessidades de desenvolvimento dos Candidatos e das Candidatas. Estas necessidades são identificadas por meio da avaliação das Competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação na IECLB, dos pareceres de avaliação psicológica e do atestado de avaliação clínica. Considera-se, ainda, o perfil motivacional aplicado em Candidatos e Candidatas, Mentores e Mentoras.
Além destas, observam-se as vagas existentes, a viabilidade financeira e as oportunidades que o contexto no qual será realizado o PPHM pode oferecer, como: caraterísticas regionais e culturais, atividades em ambientes diversificados, ênfases teológicas e vivências diferenciadas, tendo em vista o preparo de futuros Ministros e futuras Ministras para a Ação Missionária da Igreja.
Mesmo que, inicialmente, o Candidato ou a Candidata se sinta surpreso com o Campo de PPHM para o qual foi designado, demostrando dificuldades de adaptação ou aceitação do local, a Mentoria, o Pastor ou a Pastora Sinodal e a Secretaria da Habilitação auxiliam no sentido de identificar quais são as suas dificuldades com o contexto. À medida em que o Candidato ou a Candidata vai conhecendo o local e se dispõe ao aprendizado, os desafios vão sendo encarados com naturalidade.
Comunidade e Mentoria preparadas para receber e acompanhar alguém no PPHM, bem como Candidato e Candidata comprometidos com o seu próprio aprendizado são aspectos fundamentais para que o desenvolvimento das Competências Requeridas para o Ministério, de fato, ocorram.
Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB