Colóquio a vista... e agora?
A formação teológica costuma durar, em média, quatro anos. Na conclusão do curso, é comum os cumprimentos virem acompanhados da pergunta Agora, você já é Ministro, Pastor? Não, ainda não... Por mais qualificada que seja a formação oferecida pelos Centros conveniados com a IECLB, o foco é o aprendizado teórico. Esse conhecimento é indispensável, mas, para ser Ministro e Ministra na IECLB, é preciso passar pelo Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) e a porta de entrada deste período é o (temido?) Exame de Admissão.
O Exame é composto por duas avaliações: escrita e oral, cujo objetivo é avaliar as Competências Requeridas para o Exercício do Ministério na IECLB, ou seja, o aprendizado adquirido ao longo da formação e o seu preparo para o PPHM. Nos tempos da Graduação, lembro-me de ouvir sobre como essas avaliações eram difíceis e que era necessário estudar bastante. De fato, a preparação é essencial e contribui para a apropriação de conteúdos fundamentais para a vida ministerial, entretanto é essencial demonstrar vocação e qualificação para o exercício do Ministério com Ordenação.
Na avaliação escrita, discorremos sobre um tema da área da Teologia e correlacionamos o conteúdo teórico à futura prática ministerial. Na avaliação oral, o assim chamado Colóquio, nos posicionamos frente a vários temas, situação em que podemos perceber lacunas que ainda precisam ser preenchidas.
O Exame de Admissão permite que possamos nos conhecer e trabalhar áreas importantes para a vida ministerial. Ainda que a Graduação tenha criado espaço para conversarmos, as questões apresentadas no Colóquio nos conduzem à reflexão aprofundada e específica sobre a minha pessoa no exercício do Ministério.
Os resultados dessas avaliações são explorados ao longo do PPHM. Neste aspecto, existe um cuidado por parte da Secretaria da Habilitação ao Ministério (SHM) com Candidatos e Candidatas, para que possam chegar às Comunidades com bom preparo tanto em sua vida ministerial quanto pessoal.
Não há razão para temer o Exame de Admissão. É parte do processo de formação. É chance de olharmos para trás, o presente e o que está por vir. É tempo de nos deixar ser moldados e moldadas para melhor servir na Seara.
P. Renan Schlemper | Ministro na Paróquia dos Migrantes, em Cacoal/RO