Cooperação: caminhos e descaminhos
A cooperação é um dos recursos mais eficazes para resolver situações difíceis e problemas complexos. Soluções construídas em processo de discussão e troca de opiniões, contemplando diferenças e acolhendo contradições, proporcionam sentimentos de reconhecimento e valorização que lhes dão sustentabilidade. Essencialmente democrático, esse caminho de busca por soluções é processual e aberto a discussões, o que possibilita consenso e comprometimento.
O caminho da cooperação, no entanto, é trabalhoso e demanda algumas capacidades que, sobretudo em momentos de crise e tensão, tendem a diminuir ou desaparecer. Em seu lugar, aparecem interpretações simplistas, autoritárias, que impõem soluções igualmente simplistas, gerando um processo crescente de confronto e agressão. Ao invés da agregação, dá-se a polarização.
São possíveis causas desse descaminho:
1. A dificuldade de reconhecer os limites e a parcialidade das próprias opiniões e dos entendimentos impedem, por consequência, implicar-se com responsabilidade no fato de estar inserido em um todo mais complexo.
2. A incapacidade de pensar a partir da perspectiva da outra pessoa inibe a percepção da incidência de discursos e práticas sobre este, gerando rupturas ao invés de pontes.
3. A percepção da realidade como um espaço caótico, de luta, em que parâmetros mínimos de consenso perderam valor ou não mais existem, produz sentimentos de ameaça e provoca reações de ataque.
Há como buscar melhores caminhos?
A gente continua essa reflexão no próximo mês!
P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach