Situações da vida: papéis e habilidades
Em diferentes situações da vida privada e profissional, desempenhamos papéis distintos. Ora somos o pai generoso, ora rigoroso, a colega que apoia ou critica. Cada situação exige que assumamos um papel adequado ao momento. Diante de tarefas difíceis, precisamos identificar e ocupar diversos papéis, necessários em etapas distintas. Assim, precisamos nos orientar, planejar, controlar, executar, animar, avaliar, administrar fracassos e conflitos, entre outros.
Alguns desses papéis, assumimos de forma espontânea, porque são características da nossa personalidade. Exercê-los proporciona satisfação e bom desempenho. Outros, quando demandam habilidades não desenvolvidas, podem ser fonte de inibição, mal-estar e causa de fracasso nos propósitos.
Alguns limites nos são conhecidos e os assumimos. Outros são negados ou atribuídos a fatores alheios. Identificá-los pode ser doloroso, porém reprimir o saber acerca deles não anula os seus efeitos. O maior deles é inibir a tomada de iniciativa. Tarefas complexas podem ser impostas desde fora ou a partir de si mesmo, mas, em qualquer caso, é necessário superar a inércia e decidir-se pela ação.
Uma delas é identificar recursos e limites. Isso é a tal proatividade… Para consolo, vale lembrar: a maioria das habilidades se adquire, não se nasce com elas. Há caminhos diferentes para superar limites. Fundamental é não se inibir diante deles, sair da passividade e superar a indecisão, a insegurança e o medo do fracasso.
P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach