Compromisso com a formação sólida e qualificada (parte 3/3)
A Igreja disponibiliza a estudantes o Fundo de Financiamento e Auxílio para Formação Teológica (FFAFT), que, em vigor desde 2019, conta com duas linhas de concessão de recursos: Linha crédito (destinada ao pagamento integral ou parcial de mensalidades e créditos acadêmicos) e Linha subsistência (destinada a financiar e auxiliar na subsistência de estudantes durante o período de estudo).
Os recursos que sustentam este financiamento são provenientes do orçamento ordinário da IECLB e das restituições de pessoas que usufruíram do benefício. Neste sentido, há um empenho para o estabelecimento de uma nova cultura de valorização e comprometimento, com a restituição dos recursos concedidos, tendo em vista a possibilidade do Fundo continuar prestando o auxílio.
Desafios - Ministros e Ministras com preparo e condições de liderança são uma expectativa em todas as instâncias da IECLB. Diante disso, a reflexão sobre a formação teológica de estudantes é pauta constante nos fóruns deliberativos da Igreja.
- Formação Acadêmica: são identificadas lacunas em algumas áreas do conhecimento. Este diagnóstico permite identificar aspectos que precisam ser fortalecidos e conteúdos que necessitam ser aprofundados durante o processo de formação. A formação para as ênfases ministeriais também requer atenção.
- Sustentabilidade: nos últimos anos, houve diminuição no ingresso de estudantes para a formação teológica. Diante disso, é preciso verificar se essa tendência se firmará e avaliar como a mesma pode afetar o quadro ministerial da Igreja. Também é importante verificar as condições de sustentabilidade, a médio e longo prazos, desta atual modalidade considerando as condições da Igreja em manter o apoio e as necessidades dos estudantes de Teologia.
A IECLB mantém o compromisso com a formação sólida e qualificada do seu quadro ministerial, pois tem diante de si muitos desafios, mas também muitas oportunidades de atuação missionária neste imenso país.
Secretaria de Formação da IECLB