Compromisso com a formação sólida e qualificada (parte 2/3)
Como forma de manter o vínculo com estudantes no 1º semestre de 2020, tendo em vista o cancelamento das atividades presenciais em função do Covid-19, o Programa de Acompanhamento a Estudantes de Teologia ofereceu encontros de apoio online, o que resultou na integração entre estudantes de diferentes níveis e Centros de Formação, que tiveram a possibilidade de refletir sobre diversos temas. Diante da avaliação positiva, estas atividades terão continuidade, com possibilidade de incorporação ao Programa.
Em junho do ano passado, foi realizada uma coleta de dados, via questionário virtual, para conhecer o perfil da pessoa estudante de Teologia da IECLB. No total, 117 estudantes responderam, correspondendo a 75,5% de estudantes com inscrição ativa no Programa.
A maior parte está na faixa etária até 30 anos (84,6%), com ensino básico em escola pública (80,4%), berço luterano (80,3%), oriunda de família de baixa renda (82,91%) e, na maioria, da região Sul (70,9%) e Sudeste (20,5%), de cidades com menos de 100 mil habitantes (69,8%). Os dados podem servir para uma reflexão sobre o perfil atraído para o estudo da Teologia, considerando potencialidades e limites.
Das diversas atividades, destacamos:
- Formação e convivência: em 2019, o 11º Retiro contou com 57 estudantes do 2º e 3º anos. Em 2020, aconteceria o IV Encontro Nacional de Estudantes de Teologia da IECLB, suspenso devido à pandemia.
- Espiritualidade: atividades que visam a incentivar estudantes a aprofundar a fé por meio da espiritualidade criativa, vívida e autêntica.
- Seminário de Vivências em Espiritualidade: seis Seminários, com a participação de 49 estudantes do 1º e 2º anos do curso.
Mentoria Espiritual: o Programa conta com a parceria de 46 Mentores e Mentoras e 47 estudantes em Mentoria. Desde o início, em 2013, a atividade já beneficiou 259 estudantes.
Continua na próxima edição.
Secretaria de Formação da IECLB