Desenvolvimento das Competências (parte 1/3)
A Secretaria da Habilitação ao Ministério promove o desenvolvimento e a qualificação das competências requeridas para o exercício do Ministério na IECLB. Pessoas vocacionadas são acompanhadas e orientadas para desenvolver competências, com vistas a fortalecer o engajamento e a qualificar a sua atuação na Missão da Igreja.
A Habilitação é um período de inserção prática em uma Comunidade da IECLB, com o acompanhamento de um Ministro ou Ministra que exerce a função de Mentor ou Mentora. O Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) aprofunda conhecimentos por meio da prática, desenvolve habilidades e estimula a mudança de comportamentos de Candidatos e Candidatas, tendo em vista a apropriação das competências requeridas.
A capacitação e o acompanhamento a Candidatos e Candidatas se dão pela inserção prática em Comunidade, com o acompanhamento de uma Mentoria e a realização de Seminários e diálogos individuais. As necessidades de desenvolvimento são detectadas por meio das avaliações e resultam na elaboração de um plano de desenvolvimento pessoal.
Os momentos de diálogo ocorrem no dia a dia do PPHM com o acompanhamento de um Mentor ou uma Mentora e nos Seminários, em horários previstos no Programa. Os diálogos durante os Seminários são conduzidos pela Psicóloga e pela Coordenadora do PPHM e, se necessário, são agendadas conversas por outros meios disponíveis.
Os encontros de capacitação durante o PPHM são espaços importantes. A interação e o compartilhamento entre pares, a possibilidade de se distanciar e olhar a sua prática de outro ponto de vista têm se mostrado de grande aprendizado.
Em dezembro/2019, foi criado o Período Prático Complementar (PPC) para o acompanhamento de Candidatos e Candidatas não aprovados no Exame Pró-Ministério e cuja Banca recomenda a extensão do Período Prático, com vistas à aprovação em segunda oportunidade.
No final de março/2020, o cenário da IECLB mudou em função do Covid-19. A pandemia desafiou a transpor os limites impostos à ação ministerial, com a criatividade e o cuidado necessários para preservação da saúde. O Exame de Admissão foi suspenso no dia 20 de março, com os documentos para a inscrição de 31 Candidatos e Candidatas em análise, uma decisão difícil, mas necessária. Mediante a impossibilidade da realização do Exame em formato presencial, foi necessário amparo legal para sua realização a distância. Assim, foram efetivadas 27 inscrições.
Continua na próxima edição.
Secretaria da Habilitação ao Ministério da IECLB