Noite Feliz
Franz Joseph Mohr (1792-1848, na Áustria): após ter frequentado o ginásio beneditino e a Faculdade de Teologia em Salzburg, na Áustria, Franz Joseph Mohr recebeu a ordenação de sacerdote em 1815. Franz Mohr trabalhou inicialmente como pregador auxiliar em Ramsau, depois em Mariapfarr, no Cantão Lungau, e em Oberndorf, onde nasceu o internacionalmente conhecido hino de Natal Stille Nacht, heilige Nacht. O hino Noite feliz, noite feliz foi criado na véspera do Natal de 1818, para o qual o Professor e Organista Franz Xaver Gruber compôs a melodia. Na missa de 25 de dezembro de 1818, na Igreja São Nikolau, em Oberndorf, o hino foi apresentado para a comunidade.
Franz Xaver Gruber (1797-1863, na Áustria): filho de um Tecelão de linho que se opunha tenazmente ao talento musical do filho, Franz Xaver Gruber começou a aprender a tocar órgão escondido do pai. Um dia, o Organista local, que era seu Professor, adoeceu. O jovem Franz, então com 12 anos de idade, substituiu-o no órgão durante todo o período da sua doença. Diante disso, o senhor Gruber teve que ceder e deixou-o estudar para tornar-se Organista e Mestre-escola. Depois de diplomado, Franz Xaver Gruber foi trabalhar em Oberndorf, onde a sua vida se cruzou com a do Padre Franz Joseph Mohr.
Pedro Sinzig (1876-1952, na Alemanha): com 16 anos de idadePedro Sinzig entrou na Ordem dos Franciscanos. Em 1893, veio ao Brasil e, 1898, naturalizou-se brasileiro, às vésperas da sua Ordenação Sacerdotal na Bahia. Frei Pedro, que pertenceu ao grupo dos primeiros franciscanos alemães que restauraram a Província, um Jornalista nato, também foi Escritor, Músico e trabalhou incansavelmente em favor da cultura. É do Padre Pedro Sinzig a tradução do hino Stille Nacht, heilige Nacht (que, com pequenas adaptações feitas pela Comissão do Hinário, está entre os Hinos do Povo de Deus: HPD nº 13).
Noite feliz, noite feliz!
Ó senhor, Deus de amor,
pobre e humilde, nasceu em Belém,
No presépio, Jesus, nosso bem,
dorme em paz celestial, dorme em paz celestial.
Noite feliz, noite feliz!
Ó Jesus, Deus da luz,
quão afável é teu coração,
que quiseste nascer nosso irmão,
e a nós todos salvar,
e a nós todos salvar.
Noite feliz, noite feliz!
Eis que no ar vêm cantar
aos pastores os anjos dos céus,
anunciando a chegada de Deus,
de Jesus Salvador,
de Jesus Salvador.
*A partir do Portal Luteranos