Sempre dedico a minha vida com responsabilidade
Como se dá o trabalho com mulheres no Sínodo Mato Grosso?
O trabalho com as mulheres pode ser definido como vivência, experiência e testemunho de fé no maravilhoso Deus da vida e da salvação. É sempre uma alegria poder fazer parte dos grupos de mulheres que se dispõem ao convívio e à comunhão. A amizade, a esperança, a autonomia e o compromisso em conjunto nos animam para o trabalho de inclusão e de multiplicação de grupos. Atualmente, estamos com foco na diversidade da Criação de Deus e na educação para a vida na pós-modernidade. Na prática, trabalhamos formas de conviver com as diferenças e a educação com base no diálogo e na visão inclusiva, libertadora e comprometida com a humanidade e o seu meio. As mulheres que estão organizadas em grupos de OASE têm atividades semanais, como estudos bíblicos, debates, recreação, passeios, chás da Primavera, Advento ou outros, e, junto com a Igreja, apoiam projetos de diaconia e de solidariedade junto a pessoas vulneráveis, como crianças, mulheres e doentes.
Quais são as suas responsabilidades como representante das mulheres em nível de OASE?
No Presbitério, já fui Secretária da Comunidade e da Paróquia. Na OASE, ocupei os cargos de Secretária e Presidente de grupo, Coordenadora da OASE do Setor Centro-Sul. Secretária da Diretoria da OASE Nacional e Coordenadora de OASE Sinodal no Sínodo Mato Grosso. Agora, sou Presidente da Associação dos Grupos de OASE do Sínodo Mato Grosso e tenho como tarefas organizar o Seminário e a Assembleia da Associação, participar e motivar as mulheres nos três Encontros Setoriais anuais, auxiliar e acompanhar os grupos nas suas dificuldades. Além de oferecer um espaço para a comunhão, a oração, o testemunho e o servir. A nossa proposta é estimular o fortalecimento e o crescimento das mulheres na fé em Jesus Cristo, as preparando para o trabalho diaconal. Desejamos, ainda, integrar na comunhão mais mulheres jovens e de diferentes culturas e categorias sociais.
De que forma a sua atividade como Empresária no ramo de livraria auxilia nas suas ações na Igreja? Com a minha atividade profissional, penso em servir a Deus, servindo às pessoas com bons e acessíveis produtos. Pratico o meu sacerdócio cristão, também como Empresária. Não tenho dificuldade nem facilidade por ser Empresária e Presidente da OASE. Há boa sintonia entre as duas áreas, mas não há privilégio. Sempre dedico a minha vida com responsabilidade, tanto na empresa como na OASE e na família. Agradeço a Deus por ter oportunidades nestas diferentes situações da minha vida.