Tudo o que faço, faço sempre com amor e dedicação
Qual é a sua trajetória na Igreja?
Ainda jovem, iniciei atuando no Culto Infantil, no Ensino Confirmatório e na Juventude Evangélica. Fui líder em Estudos Bíblicos realizados nos setores, participei do Coral e da Diretoria do Presbitério. Atualmente, estou na liderança das mulheres e do Culto Infantil, na Comunidade da Paz, em Espigão do Oeste/RO, integro, ainda, o Coral da Comunidade, sou membro participativo nas atividades da Comunidade e também Coordenadora Sinodal das mulheres no Sínodo da Amazônia desde 2011.
No Sínodo da Amazônia, como funciona o trabalho com mulheres?
Aqui, há muito mais grupos de mulheres do que grupos que se filiaram à OASE. Os grupos de mulheres trocam experiências, refletem sobre temas diversos, buscam fundamento bíblico e interação com dinâmicas, brincadeiras e muito diálogo. Como representante das mulheres em nível de Sínodo, as minhas responsabilidades são participar das reuniões do Departamento de Mulheres, dos Encontros de Formação de Lideranças, do Encontro Sinodal de Mulheres e do Acampamento de Famílias. Também ajudo na motivação das mulheres, sugiro temas para reflexão, auxilio na organização dos encontros, levo dinâmicas, cantos e busco promover a troca de experiências.
Existem peculiaridades nas atividades femininas em nível sinodal?
Disponibilizamos um Caderno de Estudos para os grupos de mulheres realizarem os seus encontros quando o Ministro não pode estar presente. Nos trabalhos sinodais, de Encontros de Lideranças, bem como nos Encontros Sinodais das Mulheres, a troca de experiências é enriquecedora. Nesses eventos, temos sempre um Ministro que nos assessora, auxiliando e conduzindo a formação das lideranças.
No trabalho com crianças, quais são os entraves, as metas e alegrias?
Desde 1978, tenho trabalhado com crianças. Sou apaixonada por elas! Sinto uma enorme alegria ao observar gestos, atitudes e o que elas nos ensinam é fantástico. Nas palavras de Jesus Deixai vir a mim os pequeninos e não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus, Ele mostra que devemos aprender com as crianças e ensiná-las a viver e agir com amor, humildade e vivenciando o perdão. Uma das grandes dificuldades é a influência da tecnologia, do consumismo e do comodismo da maioria das famílias, refletidos na educação dos filhos, que não valorizam a sua família, gerando uma sociedade sem base sólida de valores. Tudo o que faço, faço sempre com amor e dedicação. Sou feliz com isso e me sinto mais forte, encorajada e renovada!