Sirvam uns aos outros conforme os seus dons
Qual é a sua história na IECLB?
Sou de uma família que sempre levou muito a sério o ‘servir’. Fui educada praticamente pelos meus avós maternos, pois, quando eu tinha 9 anos de idade, o meu pai faleceu, vítima de meningite. A minha irmã, Noêmia, e eu, aprendemos, desde cedo, a ler a Bíblia e a cantar hinos do hinário na Língua Alemã com o nosso avô. O meu avô, Otto Albino Schmitt, durante muitos anos, foi Presidente da Comunidade de Padilha, em Taquara/RS, onde fui batizada, confirmada e recebi a Bênção Matrimonial da minha primeira união (Doraci foi casada com Ary Guilherme Bartholdy, falecido em 1993, e com Heinz Gideon Schrader, falecido em 2006). Uma das irmãs da minha mãe era Diaconisa, a Schwester Lucy, e, junto com o Pastor Fischer, idealizou o Lar OASE, em Taquara, dedicando parte da sua vida aos Asilos de Taquari.
Como foi a sua atuação profissional?
Em 1956, prestei Exame de Admissão para a então Escola Normal Evan gélica (ENE), em São Leopoldo/RS. Em dezembro de 1961, portanto há 50 anos, nos formamos e fomos jogados no ‘servir’. No ano seguinte, iniciei o meu trabalho como Professora, em Três de Maio/RS, no Instituto Educacional São Paulo. Depois, trabalhei no então Colégio Evangélico Augusto Pestana, em Ijuí/RS. Em 1976, fui para Porto Alegre/RS atuar no Colégio Pastor Dohms e, na sequência, para Hamburgo Velho/RS, exercer o Magistério na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo. A minha formação universitária foi em Letras - Língua Portuguesa, realizada na Unijuí. Durante quase 30 anos lecionei Língua Portuguesa, além de atuar na área da Coordenação Pedagógica nas escolas. Em 1981, participei de um curso de especialização para Professores de Língua Alemã, em Stuttgart, na Alemanha. Dez anos mais tarde, a atulização foi em Köln, uma valiosa oportunidade para a atuação como Professora de Língua Alemã em empresas e escolas.
Que atividades desenvolve atualmente na Igreja?
Represento a Comunidade no Conselho Sinodal, sou Secretária da Diretoria do Conselho Sinodal, Vice- Presidente da OASE da Comunidade e coordeno o Departamento de Assistência aos Necessitados. Também participo dos Seminários e cursos realizados na Comunidade. Sirvam uns aos outros, cada qual conforme o dom que recebeu (1Pedro 4.10) é o versículo que norteia a minha vida, pedindo sempre que Deus conduza as caminhadas e que sirvamos ao Senhor com alegria.