Planejamento Missionário
A Comunidade diminuiu em número de membros. Faleceram e saíram mais pessoas que foram batizadas ou que entraram por transferência, profi ssão de fé ou Batismo.
Essa é a realidade de muitas Comunidades e de outras Igrejas chamadas históricas. Não estamos crescendo. Estamos encolhendo. Para algumas pessoas, esse é motivo suficiente para não olhar para os demais dados estatísticos. A diminuição de membros não é necessariamente resultado de um trabalho defi ciente (até pode ser em alguns casos). Ela não deve desanimar. Outros passam por essa situação também. A questão é: o que fazer?
Um dos caminhos é conhecer melhor os membros por meio dos dados estatísticos. O número de pessoas com mais de 60 anos é expressivo? O que a Comunidade pode fazer para ir ao seu encontro, de modo que essas pessoas se sintam acolhidas? O envelhecimento traz para muitas pessoas a sensação de estarem sobrando. Com relação à Comunidade, elas podem ter essa mesma impressão. Antes pessoas ativas, agora não têm mais energia para a liderança.
Que tal colocar esta questão para discussão no Presbitério?
P. Altemir Labes | Secretário Adjunto para Missão e Diaconia da IECLB