Planejamento Missionário
Os Dados Estatísticos são um retrato da Comunidade. Quando maior a exatidão na hora da coleta e do registro da informação, mais nítido este retrato se torna. O que fazer, então, com este conjunto de informações?
É natural que haja resistências em analisar os dados, pois eles revelam desafi os missionários importantes, como, por exemplo: o número de jovens geralmente é muito maior que o número daqueles envolvidos no grupo de jovens da Comunidade. O que fazer diante do dado estatístico?
Uma opção é convidar os membros do grupo de jovens para uma reunião com o Presbitério e levantar com eles opções para envolver mais jovens nas atividades da Comunidade e oferecer mais espaços para que se sintam acolhidos pela sua Comunidade.
Dados Estatísticos, portanto, não são apenas dados para ficarem restritos a uma folha de papel. Eles desafiam. Eles clamam por tomada de atitude. Eles desalojam. Eles desinstalam!
Deixemo-nos desafiar pela informação que os Dados Estatísticos nos trazem. Eles são subsídio importante para que nos tornemos Comunidades cada vez mais atrativas, inclusivas e missionárias.
P. Altemir Labes | Secretário Adjunto para Missão e Diaconia da IECLB