Planejamento
A IECLB tem o seu grande número de Comunidades em cidades de até 50 mil habitantes, considerando a média entre 100 e 500 membros/Comunidade. Este quadro aponta a possibilidade de vida comunitária mais intensa e anima a visualizar novas frentes de Missão, agregando intencionalidade missionária aos trabalhos comunitários.
As Estatísticas apontam uma presença ‘acanhada’ em contextos metropolitanos. O Fórum Nacional de Missão - Campeche (2006) destacou a importância de criar Comunidades em municípios com população acima de 200 mil habitantes. Em muitas situações, temos dificuldade em nos abrir à diversidade sociocultural e, assim, tornamos deficiente a Ação Missionária em Comunidades ditas tradicionais.
Perseguimos o desafio da nossa Visão: ser reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, inclusivas e missionárias. Temos muitos desafios para dar vida à nossa Visão como Igreja, mas também temos muitos exemplos e jeitos dinâmicos de ser Igreja: avançamos no envolvimento das lideranças nos processos de decisão, temos riqueza teológica, modelo eclesiológico participativo e, importante: vivência comunitária, convivência e partilha no espaço comunitário.
P. Altemir Labes | Secretário Adjunto para Missão e Diaconia da IECLB