Planejamento
Muito do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) ainda está por ser descoberto e concretizado nos Planejamentos das nossas Comunidades. Planejar não é um caminhar apenas em linha reta. O fundamental do Planejamento reside na nossa capacidade de aprender com a caminhada, pois os erros e os insucessos também ensinam. O importante é que possamos fazer o devido acompanhamento e a avaliação das ações estabelecidas.
O depoimento desta participante da segunda edição do Curso de Qualificação Funcional em Liderança Comunitária Sustentável mostra que, importante para a nossa caminhada é ter presente que, além de planejar a execução de cada item do Planejamento Missionário, é imprescindível estabelecer a forma de Monitoramento, essencial para aprimorar as atividades e corrigir eventuais falhas. Além do Monitoramento para atividades específicas, precisamos estabelecer o Monitoramento Geral do Plano.
Em muitos Planejamentos Comunitários, não se dá a devida atenção ao Monitoramento e as consequências são a frustração e a resistência em realizar um novo Planejamento. O Monitoramento precisa ser constante, além de estar na pauta das reuniões do Presbitério, dos Grupos e Departamentos da Comunidade.
P. Altemir Labes | Secretário Adjunto para Missão e Diaconia