Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 807

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 09:06

Liturgia

Culto Cristão Deus vem ao nosso encontro

Em qualquer sistema religioso, a comunicação entre as pessoas e Deus é um elemento importante. No âmbito da Comunidade Cristã, o principal lugar dessa comunicação é o Culto. Na linguagem religiosa, ‘culto é uma palavra de uso genérico. Ela tem a sua origem na palavra latina colere, que significa ‘cultivar’, um sentido extraído do contexto da Agricultura. Podemos estabelecer uma relação interessante entre a palavra ‘Culto’ e o seu signifi cado etimoló- gico ‘cultivar’. O Agricultor depende da terra e necessita ‘cultivar’ o campo. É por meio do ‘cultivo’ da terra que ele garante o alimento.

A terra possui todo o potencial para gerar a vida e oferecer vida aos que nela trabalham. ‘Cultivar’, pois, é estabelecer uma relação entre Agricultor e terra. Algo semelhante acontece no Culto, pois Deus e as pessoas se encontram e estabelecem uma relação. Como seres humanos, necessitamos dessa relação com Deus para viver.

No dia a dia, nos deparamos com situações que mostram a fragilidade e a finitude humana. Diante disso, o ser humano se vê em busca de uma força superior. Não temos o controle do nosso destino. Sobretudo em situações de vulnerabilidade, nos vemos dependentes de Deus, que nos conhece, sabe das nossas limitações e entende as nossas necessidades. O Culto é um espaço no qual a presença de Deus se faz atuante na nossa vida. Essa certeza nos foi dada por Jesus, que prometeu estar com os seus discípulos e as suas discípulas todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20) e se fazer presente onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome (Mt 18.20).

O Culto é o lugar do encontro com Deus, um espaço no qual identificamos respostas para as nossas angústias e tensões cotidianas, em que nos alimentamos, nos abastecemos e recarregamos as nossas energias.

Lutero, ao discorrer sobre o Culto, diz: ‘Para que o ser humano lide com Deus e dele receba algo, é necessário que não seja o ser humano quem deite a primeira pedra. Antes, Deus, sem qualquer solicitação e desejo do ser humano, tem que antecipar-se e fazer-lhe uma promessa. Esta Palavra de Deus é o fundamento, a rocha, sobre a qual são edificadas, posteriormente, todas as obras, palavras e pensamentos do ser humano’.

Liturgicamente, a presença de Deus na reunião comunitária é confirmada sempre no início de cada Culto por meio do Voto Inicial ou Invocação (Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo), ou da Saudação Apostólica (A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espirito sejam com vocês). No Culto, Deus vem ao nosso encontro, porque, como suas criaturas, Deus sabe da necessidade que temos de ouvir a sua voz, receber o seu perdão e o seu consolo, reafi rmar a nossa esperança de vida e nutrir a nossa fé.

Lutero defende que, no Culto, acontece o puro benefício de Deus em nosso favor. Na missa, diz o Reformador, ‘nós nada damos a Cristo, apenas recebemos dele’. Este dar exclusivo de Deus a nós acontece, sobretudo, nos Sacramentos, (Ceia e Batismo), mas também a Pregação é uma dádiva divina. O que nós realizamos no Culto é ‘um exercício da fé’. Significa que nós nos dirigimos a Deus em oração (confissão, agradecimento, louvor e intercessão), cantos de louvor e ofertamos às pessoas necessitadas. No Culto, Deus fala a nós por meio da sua santa Palavra e dos Sacramentos e nós falamos com Deus por meio de oração e canto de louvor

No Culto, Deus congrega a Comunidade, fortalece as pessoas e as envia renovadas para a vida diária. É a partir do Culto que a Igreja se dissemina no mundo e se mistura a ele, como levedura na massa. Qualquer atividade comunitária é realmente justificável se surge a partir do Culto e para ele retorna.

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