Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 807

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Porto Alegre / RS - 22:27

Liturgia

Culto Cristão Deus vem ao nosso encontro

Em qualquer sistema religioso, a comunicação entre as pessoas e Deus é um elemento importante. No âmbito da Comunidade Cristã, o principal lugar dessa comunicação é o Culto. Na linguagem religiosa, ‘culto é uma palavra de uso genérico. Ela tem a sua origem na palavra latina colere, que significa ‘cultivar’, um sentido extraído do contexto da Agricultura. Podemos estabelecer uma relação interessante entre a palavra ‘Culto’ e o seu signifi cado etimoló- gico ‘cultivar’. O Agricultor depende da terra e necessita ‘cultivar’ o campo. É por meio do ‘cultivo’ da terra que ele garante o alimento.

A terra possui todo o potencial para gerar a vida e oferecer vida aos que nela trabalham. ‘Cultivar’, pois, é estabelecer uma relação entre Agricultor e terra. Algo semelhante acontece no Culto, pois Deus e as pessoas se encontram e estabelecem uma relação. Como seres humanos, necessitamos dessa relação com Deus para viver.

No dia a dia, nos deparamos com situações que mostram a fragilidade e a finitude humana. Diante disso, o ser humano se vê em busca de uma força superior. Não temos o controle do nosso destino. Sobretudo em situações de vulnerabilidade, nos vemos dependentes de Deus, que nos conhece, sabe das nossas limitações e entende as nossas necessidades. O Culto é um espaço no qual a presença de Deus se faz atuante na nossa vida. Essa certeza nos foi dada por Jesus, que prometeu estar com os seus discípulos e as suas discípulas todos os dias até a consumação dos séculos (Mt 28.20) e se fazer presente onde estiverem dois ou três reunidos em seu nome (Mt 18.20).

O Culto é o lugar do encontro com Deus, um espaço no qual identificamos respostas para as nossas angústias e tensões cotidianas, em que nos alimentamos, nos abastecemos e recarregamos as nossas energias.

Lutero, ao discorrer sobre o Culto, diz: ‘Para que o ser humano lide com Deus e dele receba algo, é necessário que não seja o ser humano quem deite a primeira pedra. Antes, Deus, sem qualquer solicitação e desejo do ser humano, tem que antecipar-se e fazer-lhe uma promessa. Esta Palavra de Deus é o fundamento, a rocha, sobre a qual são edificadas, posteriormente, todas as obras, palavras e pensamentos do ser humano’.

Liturgicamente, a presença de Deus na reunião comunitária é confirmada sempre no início de cada Culto por meio do Voto Inicial ou Invocação (Em nome do Pai e do Filho e do Espirito Santo), ou da Saudação Apostólica (A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espirito sejam com vocês). No Culto, Deus vem ao nosso encontro, porque, como suas criaturas, Deus sabe da necessidade que temos de ouvir a sua voz, receber o seu perdão e o seu consolo, reafi rmar a nossa esperança de vida e nutrir a nossa fé.

Lutero defende que, no Culto, acontece o puro benefício de Deus em nosso favor. Na missa, diz o Reformador, ‘nós nada damos a Cristo, apenas recebemos dele’. Este dar exclusivo de Deus a nós acontece, sobretudo, nos Sacramentos, (Ceia e Batismo), mas também a Pregação é uma dádiva divina. O que nós realizamos no Culto é ‘um exercício da fé’. Significa que nós nos dirigimos a Deus em oração (confissão, agradecimento, louvor e intercessão), cantos de louvor e ofertamos às pessoas necessitadas. No Culto, Deus fala a nós por meio da sua santa Palavra e dos Sacramentos e nós falamos com Deus por meio de oração e canto de louvor

No Culto, Deus congrega a Comunidade, fortalece as pessoas e as envia renovadas para a vida diária. É a partir do Culto que a Igreja se dissemina no mundo e se mistura a ele, como levedura na massa. Qualquer atividade comunitária é realmente justificável se surge a partir do Culto e para ele retorna.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É mais consolador ter Deus como amigo do que a amizade do mundo inteiro.
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br