Jornal Evangélico Luterano

Ano 2017 | número 809

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 09:06

Gratidão

Sustentabilidade da e na Igreja

Quando o Jorev Luterano me convidou para escrever sobre Sustentabilidade, lembrei-me do ano de 2007, quando participei, como Referente da IECLB, no primeiro Encontro do Programa Sustentabilidade da Federação Luterana Mundial (FLM), em Manágua, na Nicarágua. Naquela ocasião, reuniram-se 12 Igrejas Luteranas da América Latina e do Caribe. O próprio nome do Programa já nos provocava a pensar, discutir e entender em que tipo de Sustentabilidade as Igrejas estariam interessadas em aprofundar o conhecimento.

No trabalho coordenado pelo então Secretário de Área da FLM para América Latina e Caribe e hoje Secretário Executivo da FLM, Rev. Dr. Martin Junge, junto com o Grupo Animador e Consultores, ficou claro, desde as primeiras intervenções dos Referentes das Igrejas, que a visão sobre Sustentabilidade era muito diferente entre nós. As percepções se dividiam entre Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Financeira e Sustentabilidade Empresarial.

Lembrei também que, na página 62 do Texto-Base do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) editado em 2008 e que se mantêm no Roteiro para Planejamento Missionário, publicado em 2016, encontramos uma resposta à pergunta: O que é Sustentabilidade? Sustentabilidade é a capacidade de um sistema de criar as condições favoráveis para a sua sobrevivência e para o seu desenvolvimento no presente e no futuro, evitando o esgotamento ou a sobrecarga dos recursos que o mantêm.

O Sociólogo e Professor Domingos Armani define Sustentabilidade enfocando o aspecto institucional: ‘[...] é a capacidade que tem a organização de manter o seu valor social e a relevância do serviço que presta – a sua missão, o seu projeto institucional – de forma duradoura em uma relação criativa com o meio’.

A Sustentabilidade é tarefa permanente de uma organização, incluindo Comunidades, Paróquias, enfim, toda a Igreja, pois elas dependem de recursos financeiros, mas dependem, sobretudo, da qualidade da organização e do compromisso com a missão estabelecida. Igreja sustentável necessita ainda de lideranças capazes de criar as melhores condições para o engajamento dos seus membros.

Na perspectiva da Sustentabilidade da Igreja está o desafio de aprendermos como colocar em prática uma Gestão focada na Espiritualidade. Ressaltando que espiritualidade não é algo abstrato, mas, sim, a prática de ações e comportamentos baseados na fé e em valores. Isto implica criar uma cultura na organização, seja Igreja ou não, em que o ser humano seja respeitado como pessoa. É necessário, portanto, falarmos em relacionamentos que gerem con- fiança entre as pessoas.

O enfoque da Sustentabilidade da Igreja está fundamentado no conceito da Missão de Deus. Uma Igreja melhora a sua Sustentabilidade quando, simultaneamente, planeja estratégica e participativamente, desenvolve os dons das pessoas, cuida dos recursos financeiros e materiais e amplia a sua atuação missionária.

Em 2005, em Rodeio 12/SC, a IECLB promoveu o Fórum Nacional Fé, Gratidão e Compromisso e, já naquela ocasião, se enfatizava a necessidade de conscientização dos membros das nossas Comunidades e Paróquias sobre a importância da busca pela Sustentabilidade Financeira da Igreja.

A contribuição financeira dos membros da Igreja é uma oferta de gratidão a Deus. Ela representa o reconhecimento que tudo o que a pessoa tem e recebe provém de Deus. O princípio bíblico da contribuição para a Igreja é o dar com liberdade, com gratuidade e de acordo com as posses de cada um e cada uma (2Co 9.7-8).

* integrante da Comissão de Acompanhamento e Apoio à Gestão de Comunidades, Paróquias e Instituições Diaconais do Sínodo Sudeste 

Miltom de Oliveira | Bacharel em Ciências Contábeis*

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem persiste na fé, verá, ao final, que Deus não abandona os seus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br