Documentos
Acima de todos os Documentos Normativos da IECLB está o Mandato de Deus, tendo como base a Bíblia e os Escritos Confessionais.
A Constituição, o Regimento Interno, o Guia Nossa Fé-Nossa Vida, o Documento Justiça e Ordem, o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB são normas nacionais, eclesiasticamente válidas para todos os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Ministros, as Ministras, as lideranças leigas e demais membros.
Todas as normas adicionais são elaboradas a partir dos princípios constantes nesses documentos e a eles estão sujeitas eclesiasticamente.
Os Princípios de Cooperação Intereclesiástica, por exemplo, afirmam que a IECLB confessa a sua fé no Senhor da universal, una, santa e apostólica Igreja. Ela se sente chamada e enviada a participar, juntamente com outras Igrejas, da Missão de Deus no mundo.
A partir da sua compreensão como membro do Corpo de Cristo, juntamente com outras Igrejas, especialmente as que integram a Federação Luterana Mundial (FLM), a IECLB sente-se chamada a compartilhar com elas experiências de vida e fé, recursos e necessidades.
Esta compreensão de Igreja, que tem o testemunho e a Missão como Mandamento comum conferido por Jesus Cristo, pode, em princípio, dispensar a assinatura de convênios e acordos entre as Igrejas. Neste espírito, a IECLB deve ter a liberdade de oferecer espontaneamente os seus recursos a outras Igrejas.
Da mesma forma, por outro lado, ela também deve ter a liberdade de aceitar as ofertas de outras Igrejas e também solicitar a sua colaboração missionária.