Documentos
Acima de todos os Documentos Normativos da IECLB está o Mandato de Deus, tendo como base a Bíblia e os Escritos Confessionais.
A Constituição, o Regimento Interno, o Guia Nossa Fé-Nossa Vida, o Documento Justiça e Ordem, o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB são normas nacionais, eclesiasticamente válidas para todos os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Ministros, as Ministras, as lideranças leigas e demais membros.
Todas as normas adicionais são elaboradas a partir dos princípios constantes nesses documentos e a eles estão sujeitas eclesiasticamente.
A Constituição da IECLB, por exemplo, estabelece que a Presidência é composta pelo Pastor Presidente (Pastora Presidente) e pelos Pastores 1º e 2º Vice-Presidentes (Pastoras 1ª e 2ª Vice-Presidentes), eleitos pelo Concílio, com Mandato de quatro anos, desde que tenham, no mínimo, dez anos de comprovada experiência no exercício do Ministério na IECLB, sendo permitida uma reeleição para o mesmo cargo.
O Pastor Presidente exercerá o Mandato de forma compartilhada com os Pastores Vice-Presidentes e terá, entre outras, as atribuições de: a) coordenar a atividade eclesiástica da IECLB, zelando por sua unidade e identidade confessional, b) estar em sintonia com todas as áreas da Igreja, c) ordenar Ministros e Ministras da IECLB, podendo delegar esta atribuição, d) supervisionar os órgãos administrativos da IECLB, e) exercer as relações da IECLB com outras entidades religiosas e civis e com os órgãos públicos e f) acompanhar os projetos de missão entre as Comunidades ou Paróquias com outras Igrejas ou instituições.