Documentos
Acima de todos os Documentos Normativos da IECLB está o Mandato de Deus, tendo como base a Bíblia e os Escritos Confessionais.
A Constituição, o Regimento Interno, o Guia Nossa Fé-Nossa Vida, o Documento Justiça e Ordem, o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB são normas nacionais, eclesiasticamente válidas para todos os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Ministros, as Ministras, as lideranças leigas e demais membros.
Todas as normas adicionais são elaboradas a partir dos princípios constantes nesses documentos e a eles estão sujeitas eclesiasticamente.
O Regimento Interno da IECLB estabelece, por exemplo, que o Conselho da Igreja atua em caráter supletivo ao Concílio da Igreja, expedindo normas regulamentares às disposições da Constituição e das suas normas complementares, exercendo o controle das atividades administrativas da IECLB e decidindo sobre confl itos de caráter normativo, mediante consulta.
Entre as atribuições do Conselho da Igreja encontra-se a de incentivar e acompanhar o trabalho missionário da Igreja e as suas ações evangelizadoras, promovidas e coordenadas pelos Sínodos. Também atribui ao Conselho da Igreja a tarefa de estabelecer diretrizes para a realização de convênios com instituições de ensino teológico, visando à formação e à atualização de Ministros e Ministras, e de regulamentar as diretrizes estabelecidas pelo Concílio da Igreja, de modo a assegurar o bom e fiel exercício do Ministério na Igreja e para que nele ingressem pessoas vocacionadas e comprometidas com a confessionalidade da IECLB.