Documentos
Acima de todos os Documentos Normativos da IECLB está o Mandato de Deus, tendo como base a Bíblia e os Escritos Confessionais.
A Constituição, o Regimento Interno, o Guia Nossa Fé-Nossa Vida, o Documento Justiça e Ordem, o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB são normas nacionais, eclesiasticamente válidas para todos os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Ministros, as Ministras, as lideranças leigas e demais membros.
Todas as normas adicionais são elaboradas a partir dos princípios constantes nesses documentos e a eles estão sujeitas eclesiasticamente.
O Estatuto do Ministério com Ordenação (EMO), em sua introdução, assegura que o regulamento dos Ministérios com Ordenação procura fazer jus à unidade e à diversidade do Ministério Eclesiástico.
A Ordenação necessariamente confere o direito à pregação pública da Palavra e à administração dos Sacramentos. A responsabilidade teológica dos Ministérios, portanto, é a mesma. A diferença está nas áreas de atuação, que são diversas. As diferenças deverão ser respeitadas, mas elas não devem suprimir a unidade do Ministério, por isso os direitos e os deveres no fundo são idênticos, a despeito das legítimas diferenças.
O Ministério é um só, com diversas ramificações. O Estatuto do Ministério com Ordenação flexibiliza a atuação da Igreja, orientando os Ministérios nas necessidades de uma Comunidade catequética, diaconal, missionária e pastoral, promovendo a competência dos Ministros e das Ministras, o que favorece a diversificação e qualificação dos serviços comunitários.