Documentos
Acima de todos os Documentos Normativos da IECLB está o Mandato de Deus, tendo como base a Bíblia e os Escritos Confessionais.
A Constituição, o Regimento Interno, o Guia Nossa Fé-Nossa Vida, o Documento Justiça e Ordem, o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB são normas nacionais, eclesiasticamente válidas para todos os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Ministros, as Ministras, as lideranças leigas e demais membros.
Todas as normas adicionais são elaboradas a partir dos princípios constantes nesses documentos e a eles estão sujeitas eclesiasticamente.
O Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), por exemplo, fornece as bases para a Ação Missionária em toda a Igreja. Lá consta que Deus é o fundamento e o sujeito da Missão que Ele mesmo realiza por meio da sua obra criadora e mantenedora, redentora e santificadora.
Deus inclui a Igreja – a comunhão dos agraciados por fé – neste movimento em prol da cura e da salvação do mundo. A Missão da Igreja, pois, não é outra que inserir-se na Missão divina e dispor-se a ser instrumento do agir salvífico de Deus.
Como a Missão pertence à essência do ser Igreja, ela deve tornar-se perceptível nas dimensões fundamentais da vida de cada Comunidade, bem como na vida de cada pessoa cristã.
A Missão integral de Deus, compreendida como a comunicação do amor de Deus, dá-se no testemunho missionário da fé (evangelização), na vivência concreta do Corpo de Jesus Cristo (comunhão), no agir restaurador e curador (diaconia) e na celebração do amor divino (liturgia).