Documentos
Acima de todos os Documentos Normativos da IECLB está o Mandato de Deus, tendo como base a Bíblia e os Escritos Confessionais.
A Constituição, o Regimento Interno, o Guia Nossa Fé-Nossa Vida, o Documento Justiça e Ordem, o Estatuto do Ministério com Ordenação da IECLB são normas nacionais, eclesiasticamente válidas para todos os Sínodos, as Paróquias, as Comunidades, os Ministros, as Ministras, as lideranças leigas e demais membros.
Todas as normas adicionais são elaboradas a partir dos princípios constantes nesses documentos e a eles estão sujeitas eclesiasticamente.
O Regulamento do Ingresso no Ministério com Ordenação da IECLB, por exemplo, visa a proporcionar o desenvolvimento das competências requeridas para o exercício do Ministério com Ordenação, por meio da inserção prática do Ministro Candidato ou da Ministra Candidata em Comunidades da IECLB e, em especial, verificar: I – a solidez teológica em relação às Sagradas Escrituras, em uma articulação coerente e comprometida com a confessionalidade da IECLB e seus documentos normativos, II – a vocação para o exercício de um Ministério específico, III – o posicionamento pessoal reflexivo sobre o Ministério específico escolhido, IV - as condições pessoais para o exercício do Ministério na IECLB.
O Regulamento também estabelece os compromissos dos Candidatos e das Candidatas, entre os quais constam, por exemplo, a responsabilidade de estudar regularmente a Bíblia, cuidar do aprofundamento e da atualização teológica e observar a decisão referente ao uso da veste litúrgica.