Contribuição na IECLB - Fé, Gratidão e Compromisso (parte 5/5)
A oferta de gratidão é parte essencial do Culto cristão e da vivência da fé em Comunidade. O Plano de Ofertas da IECLB baseia-se no compromisso da pessoa cristã em ofertar com gratidão e em solidariedade. Os recursos levantados destinam-se para a Missão – tanto na IECLB como fora dela, para capacitação de lideranças, para formação teológica e para serviços que visem a fortalecer a unidade da IECLB e a sua confessionalidade.
A IECLB elabora anualmente um Plano Nacional de Ofertas. A partir deste Plano de Ofertas, as Comunidades podem destinar as suas ofertas para programas e iniciativas relacionadas à sua atuação local. Os Sínodos, por sua vez, também indicam as atividades a serem contempladas com as ofertas comunitárias. O mesmo vale para a Direção da Igreja, que aponta instituições e trabalhos de abrangência nacional a serem estimuladas e apoiadas financeiramente.
Estrutura do Plano Nacional de Ofertas
1. O Plano de Ofertas da IECLB conta com cinco ofertas em datas fixas que, por seu destino global e ecumênico ou seu valor tradicional e histórico, são consideradas como compromisso da Igreja como um todo:
- 1º Domingo de Advento - apoio às Comunidades necessitadas e novas (Obra Gustavo Adolfo);
- 2º Domingo de Dezembro - divulgação da Bíblia no Brasil (Sociedade Bíblica do Brasil);
- Domingo mais próximo à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - em setembro;
- Domingo do Dia das Mães - Casa Matriz de Diaconisas;
- Domingo de Pentecostes - Oferta para o Fundo Missionário da IECLB.
2. As demais datas (em torno de 54) são divididas, igualmente, entre Ofertas Locais (destinadas pelos Conselhos Paroquiais), Ofertas Sinodais (destinadas pelos Conselhos Sinodais) e Ofertas Nacionais (destinadas pelo Conselho da Igreja), de maneira que cada nível administrativo destina 18 Ofertas.
3. A primeira oferta do ano é destinada pelo nível seguinte, na sequência da última oferta do ano anterior, sempre observando a ordem local/sinodal/ nacional. Se a última oferta do ano foi nacional, a primeira oferta do ano seguinte será local e a seguinte será sinodal.
Secretaria Geral da IECLB