Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 842

Terça-feira, 12 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 21:15

Gestão Administrativa

Contribuição na IECLB - Fé, Gratidão e Compromisso (parte 3/5)

O discipulado cristão inclui também a atitude frente ao dinheiro e à maneira de ajudar a sustentar o trabalho evangélico da Comunidade e da Igreja.

O ideal é que cada membro, como discípulo maduro, estabeleça livremente a proporcionalidade da sua contribuição. Para alcançar esse objetivo, é necessário que o Evangelho eduque e oriente os membros.

O princípio bíblico da contribuição para a Igreja é o dar com liberdade, com gratuidade e de acordo com as posses de cada pessoa. O apóstolo Paulo fala em contribuir na medida das suas posses (2Co 8.3), isto é, segundo o princípio da proporcionalidade.

A proporcionalidade procura resguardar a relação e o equilíbrio entre as possibilidades de cada pessoa, de modo que nenhuma pessoa seja sobrecarregada tampouco subestimada. A proporcionalidade da contribuição financeira ajusta-se melhor às mudanças na realidade socioeconômica e no contexto dos membros.

Da capacidade de contribuir

Todo membro da Igreja está apto a contribuir com os seus dons e serviços para a edificação mútua.

A contribuição financeira é uma modalidade de colaboração com o trabalho da Comunidade e da Igreja. Ainda que importante, ela jamais poderá ser a única forma de participação.

Na medida em que a Comunidade e a Igreja se restringem à expectativa da contribuição financeira, estarão transformando a contribuição à Igreja em um privilégio de pessoas que possuem recursos materiais e financeiros. Assim, estarão marginalizando a contribuição das pessoas menos favorecidas economicamente.

A legitimidade e a necessidade da contribuição financeira, todavia, devem ser enfatizadas para todas as pessoas que dispõem de recursos financeiros e materiais, pois não há dimensões da existência cristã que possam ficar excluídas do senhorio de Deus.

Todas as esferas da existência, também a esfera financeira, precisam ser colocadas a serviço do Reino de Deus.

A conversão do coração inclui a conversão do bolso de cada pessoa, segundo os critérios da proporcionalidade e da liberdade.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br