Contribuição na IECLB - Fé, Gratidão e Compromisso (parte 3/5)
O discipulado cristão inclui também a atitude frente ao dinheiro e à maneira de ajudar a sustentar o trabalho evangélico da Comunidade e da Igreja.
O ideal é que cada membro, como discípulo maduro, estabeleça livremente a proporcionalidade da sua contribuição. Para alcançar esse objetivo, é necessário que o Evangelho eduque e oriente os membros.
O princípio bíblico da contribuição para a Igreja é o dar com liberdade, com gratuidade e de acordo com as posses de cada pessoa. O apóstolo Paulo fala em contribuir na medida das suas posses (2Co 8.3), isto é, segundo o princípio da proporcionalidade.
A proporcionalidade procura resguardar a relação e o equilíbrio entre as possibilidades de cada pessoa, de modo que nenhuma pessoa seja sobrecarregada tampouco subestimada. A proporcionalidade da contribuição financeira ajusta-se melhor às mudanças na realidade socioeconômica e no contexto dos membros.
Da capacidade de contribuir
Todo membro da Igreja está apto a contribuir com os seus dons e serviços para a edificação mútua.
A contribuição financeira é uma modalidade de colaboração com o trabalho da Comunidade e da Igreja. Ainda que importante, ela jamais poderá ser a única forma de participação.
Na medida em que a Comunidade e a Igreja se restringem à expectativa da contribuição financeira, estarão transformando a contribuição à Igreja em um privilégio de pessoas que possuem recursos materiais e financeiros. Assim, estarão marginalizando a contribuição das pessoas menos favorecidas economicamente.
A legitimidade e a necessidade da contribuição financeira, todavia, devem ser enfatizadas para todas as pessoas que dispõem de recursos financeiros e materiais, pois não há dimensões da existência cristã que possam ficar excluídas do senhorio de Deus.
Todas as esferas da existência, também a esfera financeira, precisam ser colocadas a serviço do Reino de Deus.
A conversão do coração inclui a conversão do bolso de cada pessoa, segundo os critérios da proporcionalidade e da liberdade.
Secretaria Geral da IECLB