Sustentabilidade da Igreja em tempos de pandemia (parte 2/2)
Reproduzimos uma segunda parte da correspondência do Conselho da Igreja* , com orientações para o fortalecimento da sustentabilidade da Igreja, no atual contexto de pandemia de Coronavírus (Covid-19).
Motivamos Paróquias e Comunidades, a partir da reflexão baseada no tripé ‘fé, gratidão e compromisso’, a lançar a rede ‘do outro lado do barco’, com base no texto de João 21.1-12 (Jesus e a pesca milagrosa).
Já temos experimentado isso nas diferentes alternativas de pastoreio e pregação do Evangelho, utilizadas por Ministras e Ministros da IECLB.
Da mesma forma, somos desafiados e desafiadas a agir com discernimento e criatividade para:
- Fortalecer e desenvolver novas modalidades de contribuição e de ofertas. Viabilizar alternativas para contribuição e ofertas, tais como depósitos on-line, boletos, ofertas digitais, pagamento com cartão de crédito.
- Assegurar e fortalecer a divulgação da situação financeira da Comunidade/ Paróquia, utilizando diferentes canais de comunicação.
* Prover, em forma de infográfico, informações sobre fluxo de caixa (entradas, saídas e saldos mensais).
* Informar, por flyers digitais, sobre a situação financeira da Comunidade/Paróquia, assim como prestar contas dos resultados e destinos das diversas campanhas.
* Motivar os membros a participarem de eventos de comunhão e confraternização realizados em ambientes virtuais (cada pessoa participa a partir da sua casa). Fomentar arrecadação de recursos para fins e Ministérios específicos, especialmente ações diaconais.
Empregar os meios disponíveis para enviar reflexões sobre ‘fé, gratidão e compromisso’, destinadas a motivar a contribuição e a solidariedade neste momento tão difícil. Enviar informações sobre as arrecadações e os seus respectivos destinos.
- Avaliar a possibilidade de aproveitar a experiência da plataforma nacional para ofertas, fazendo algo semelhante para as ofertas locais. Reforçar, junto aos membros, a motivação e a divulgação do destino das ofertas.
- Fazer campanha específica para as necessidades pontuais deste momento de crise, procurando engajar empresas e membros com maior poder aquisitivo nesta ação adicional de solidariedade.
*A Reunião do CI foi realizada no formato virtual, em 14 de abril último.
Secretaria Geral da IECLB