Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 838

Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025

Porto Alegre / RS - 22:22

Gestão Administrativa

Sustentabilidade da Igreja em tempos de pandemia (parte 1/2)

O Conselho da Igreja (CI) ocupouse em reunião virtual, no dia 14 de abril de 2020, com as consequências da pandemia de Covid-19 que assola o mundo inteiro e atinge também a IECLB.  

Como resultado da sua reflexão, o CI encaminhou correspondência às instâncias da Igreja com diferentes orientações, principalmente em relação à sustentabilidade da Igreja. Reproduzimos, a seguir, uma primeira parte desta correspondência.

Vivemos dias de incerteza. Muitas perguntas são formuladas, mas poucas são as respostas até o momento. Preocupações de lideranças, Ministros e Ministras das Comunidades são manifestas. Sabemos que algumas Comunidades serão mais duramente atingidas na sua capacidade de sustentabilidade.

Estamos diante de um momento ímpar e desafiador. Como pessoas movidas pela fé e orientadas pelo Espírito Santo, confiamos que seremos capazes de dar respostas solidárias e impactantes.

Desafiamos Comunidades, Paróquias e Sínodos que estejam numa condição mais sólida para se solidarizarem com Comunidades mais fragilizadas, seja no contexto sinodal ou fora dele. Encaminhamos igual desafio à Secretaria Geral.

Tal movimento resultará num impactante testemunho evangélico e será essencial para que a palavra de Deus persista sendo pregada e anunciada. Essa tarefa é de todas e todos nós.

A fé em Deus é a razão de existência da Igreja e também da nossa. A ação do Espírito Santo cria fé e Comunidade ali onde a Palavra é pregada e os Sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho, por isso, mais que a sua sustentação financeira, ocupamonos com a sua sustentabilidade em termos abrangentes.

Continuaremos a ser Igreja sustentável se:

- a nossa missão for relevante onde estamos presentes;

- se tivermos credibilidade;

- se a receita for compatível com as necessidades;

- se a gestão for democrática e eficiente;

- se conseguirmos planejar e avaliar de forma adequada;

- se a comunicação for boa;

- se tivermos influência na sociedade;

- se estabelecermos parcerias em ações;

- se a prestação de contas for transparente.

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2025 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br