Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 837

Sábado, 21 de Dezembro de 2024

Porto Alegre / RS - 14:22

Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 3/3)

No artigo anterior, apresentamos os passos metodológicos da Avaliação até a sua aprovação por parte do Conselho Paroquial e o seu envio para o Sínodo. Na sequência, apresentaremos a continuidade do processo, nesta etapa sob a direta ingerência do Sínodo.

6. O Sínodo organizará uma ou mais Comissões Sinodais de Avaliação, eleita(s) pelo Conselho Sinodal. A Comissão será composta por dois (2) membros não ordenados e um (1) ou dois (2) Ministro(s) ou Ministra(s). Os integrantes da Comissão de Avalição deverão ser capacitados para o exercício da função.

7.O Pastor ou a Pastora Sinodal e o ou a Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, em comum acordo com a Comissão Sinodal de Avaliação e o ou a Presidente do Conselho Paroquial, definirão o cronograma de visitação ao Campo de Atividade Ministerial (CAM). O período entre avaliações não deve ultrapassar quatro (4) anos. 

8. A Comissão Sinodal de Avaliação deve se apropriar e analisar os relatórios das Comunidades, de Ministros e Ministras, bem como o parecer e a ata da Paróquia, estatísticas do CAM e demais documentos que julgar necessários para o bom exercício da função.

9.A Comissão Sinodal de Avaliação realizará uma visita à Paróquia ou ao CAM, reunindo Presbíteros, Presbíteras e lideranças de Setores de Trabalho das Comunidades. Desta reunião participa também o Ministro ou a Ministra. A visita de Avaliação, com base em roteiro orientador, visa a ampliar a percepção, entre as pessoas participantes, dos desafios missionários locais, e fortalecer o alinhamento do Planejamento local com as Metas, prioridades e diretrizes da Igreja em nível sinodal e nacional.

10. A Comissão Sinodal de Avaliação produz um relatório com a síntese da análise dos documentos e da visita realizada e o encaminha para a Diretoria Sinodal.

11. A Diretoria Sinodal analisa e acolhe o relatório da Comissão de Avaliação e encaminha a versão final para o Pastor Sinodal e para a Secretaria Geral da IECLB.

12. A Diretoria do Conselho Sinodal incumbe o Pastor ou a Pastora Sinodal ou o ou a Presidente do Conselho Sinodal de dar o devido retorno à Paróquia ou ao CAM avaliado.

O modelo de Avaliação é um dos passos do Planejamento e objetiva qualificar a realização da Missão da IECLB: propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade, promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo.

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br