Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 3/3)
No artigo anterior, apresentamos os passos metodológicos da Avaliação até a sua aprovação por parte do Conselho Paroquial e o seu envio para o Sínodo. Na sequência, apresentaremos a continuidade do processo, nesta etapa sob a direta ingerência do Sínodo.
6. O Sínodo organizará uma ou mais Comissões Sinodais de Avaliação, eleita(s) pelo Conselho Sinodal. A Comissão será composta por dois (2) membros não ordenados e um (1) ou dois (2) Ministro(s) ou Ministra(s). Os integrantes da Comissão de Avalição deverão ser capacitados para o exercício da função.
7.O Pastor ou a Pastora Sinodal e o ou a Presidente da Diretoria do Conselho Sinodal, em comum acordo com a Comissão Sinodal de Avaliação e o ou a Presidente do Conselho Paroquial, definirão o cronograma de visitação ao Campo de Atividade Ministerial (CAM). O período entre avaliações não deve ultrapassar quatro (4) anos.
8. A Comissão Sinodal de Avaliação deve se apropriar e analisar os relatórios das Comunidades, de Ministros e Ministras, bem como o parecer e a ata da Paróquia, estatísticas do CAM e demais documentos que julgar necessários para o bom exercício da função.
9.A Comissão Sinodal de Avaliação realizará uma visita à Paróquia ou ao CAM, reunindo Presbíteros, Presbíteras e lideranças de Setores de Trabalho das Comunidades. Desta reunião participa também o Ministro ou a Ministra. A visita de Avaliação, com base em roteiro orientador, visa a ampliar a percepção, entre as pessoas participantes, dos desafios missionários locais, e fortalecer o alinhamento do Planejamento local com as Metas, prioridades e diretrizes da Igreja em nível sinodal e nacional.
10. A Comissão Sinodal de Avaliação produz um relatório com a síntese da análise dos documentos e da visita realizada e o encaminha para a Diretoria Sinodal.
11. A Diretoria Sinodal analisa e acolhe o relatório da Comissão de Avaliação e encaminha a versão final para o Pastor Sinodal e para a Secretaria Geral da IECLB.
12. A Diretoria do Conselho Sinodal incumbe o Pastor ou a Pastora Sinodal ou o ou a Presidente do Conselho Sinodal de dar o devido retorno à Paróquia ou ao CAM avaliado.
O modelo de Avaliação é um dos passos do Planejamento e objetiva qualificar a realização da Missão da IECLB: propagar o Evangelho de Jesus Cristo, estimulando a sua vivência pessoal na família e na Comunidade, promovendo a paz, a justiça e o amor na sociedade brasileira e no mundo.
Secretaria Geral da IECLB