Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024

Porto Alegre / RS - 12:56

Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB (parte 2/3)

O modelo de avaliação na IECLB é parte integrante do Planejamento e envolve Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, Ministros e Ministras. No artigo anterior, apresentamos a definição e os objetivos da Avaliação. Na sequência, apresentaremos a Metodologia do processo de avaliação, conforme aprovado no XXIX Concílio da Igreja, em 2014.

1. A Comunidade elabora um relatório anual, com base no Planejamento, em tempo hábil, antes da reunião do Conselho Paroquial. Lideranças, Presbíteros, Presbíteras, Ministros e Ministras participam conjuntamente da elaboração. Para auxiliar nessa tarefa, a IECLB disponibiliza um roteiro orientador.

2. Complementarmente, o Ministro ou a Ministra elabora o relatório autoavaliativo anual, com base no Planejamento. Para a elaboração deste relatório, a IECLB também disponibiliza roteiro orientador.

3. A Diretoria da Paróquia recebe os relatórios das Comunidades e do(s) Ministro(s) ou da(s) Ministra(s) e, com base nos mesmos, produz um parecer único. Este parecer é encaminhado, em tempo hábil, ao Conselho Paroquial. Conforme as condições e necessidades locais, a Diretoria Paroquial poderá se assessorar de uma Comissão Paroquial de Avaliação para a produção do parecer. A elaboração do parecer da Diretoria Paroquial está igualmente baseada em roteiro orientador.

4. Na sequência, o Conselho Paroquial analisa e se apropria do parecer elaborado pela Diretoria. Os principais aspectos relacionados à análise e às conclusões finais da Avaliação serão registrados em ata. As conclusões deverão apontar para a continuidade de ações, necessárias correções de rumo, propostas de novas ações etc., em nível paroquial. É importante que os registros sejam claros e fidedignos, pois a ata será fonte de pesquisa para os passos seguintes e as avaliações futuras.

5. Em até trinta (30) dias, os relatórios das Comunidades, do(s) Ministro(s) ou da(s) Ministra(s), o parecer único e a ata de aprovação no Conselho Paroquial serão enviados ao Sínodo que, por sua vez, os anexará aos documentos do(s) Ministro(s) ou da(s) Ministra(s) e da Paróquia.

O mesmo relatório será apresentado, assim, em três (3) instâncias: Conselho Paroquial, Assembleia Sinodal e Avaliação Sinodal. Observe-se que, em todos os passos do processo, a Avaliação deverá acontecer em clima de diálogo entre lideranças, Ministros e Ministras.  

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Eu recomendo que ninguém exponha os seus filhos a lugar algum no qual a Escritura Sagrada não reina.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br