Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
Educação Cristã e Grupos de Mulheres - Nas Paróquias da IECLB, onde pude servir como Pastora, em especial nos Sínodos da Amazônia, Centro-Campanha-Sul e Uruguai, Grupos de Mulheres ou estavam estruturados ou foram formados. Seja como parte da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) ou tendo outro nome, em toda a Igreja há Grupos de Mulheres que se reúnem para fortalecer a fé por meio de encontros, do estudo da Bíblia e do serviço comunitário.
A característica comum dos grupos com os quais tive e tenho contato é a sua regularidade, seja por meio de encontros mensais, quinzenais ou semanais. Outro aspecto interessante é a circularidade, pois as mulheres geralmente sentam em círculo, participando ativamente das reflexões e decisões sobre as atividades do grupo e o seu envolvimento na Comunidade e na sociedade. Mesmo nos grupos em que há Diretorias formadas, sempre se busca envolver o maior número possível de participantes em todas as atividades.
A faixa etária das participantes costuma variar bastante, dependendo da realidade da Comunidade e do horário no qual o grupo se reúne. Especialmente no interior, ainda acontece de netas acompanharem as avós ou filhas acompanharem as mães, proporcionando que crianças participem também.
Em cada encontro, ocorre a leitura e o estudo da Bíblia, com as mais diversas dinâmicas e metodologias. São trazidos motivos para a oração de intercessão, hinos conhecidos são cantados e novos são ensaiados. Organizam-se visitas em hospitais, casas geriátricas, pessoas idosas, doentes ou com deficiência. Partilham-se saberes a respeito de plantas medicinais e alimentação saudável. São realizados seminários com palestras sobre os mais diversos temas bíblicos e do dia a dia da vida. Há preparação de cultos, como o Culto do Dia Mundial de Oração, Semana Nacional da OASE, Dia de Combate à Violência Contra a Mulher, entre outras celebrações ecumênicas ou que visam a envolver mais pessoas na Comunidade. Em determinados lugares, o grupo também assume a coordenação do projeto Missão Criança.
Esses são apenas alguns dos diversos movimentos impulsionados pelos grupos de mulheres nas Comunidades. Independente da forma como se organizam ou da frequência com que se reúnem, os grupos comunitários de mulheres são espaços decisivos para a formação na fé. Neles há troca de informação, busca de respostas para as perguntas que pulsam no dia a dia e que dificilmente chegam aos Ministros e às Ministras em Cultos ou encontros festivos. É assim que também se dá a Educação Cristã Contínua, pois são momentos de aprendizado constante, repartidos com a família, na Comunidade e na sociedade.
Pa. Ma. Regene Lamb, Pastora na Paróquia em Monte Alverne, em Santa Cruz do Sul/RS