Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
CTP: espaço de e para a formação contínua na fé - CTP, o que é isso? É o Curso de Teologia Popular no Sínodo Uruguai. É um curso bem legal apoiado pelas Comunidades e que possui uma linda história de amor por esta Igreja no oeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Funciona em uma parceria entre Setor de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai, Faculdades EST e Grupo de Convivência - Partnerschaft, este entre o Sí- nodo Uruguai e o Kirchenkreis Neustadt e Wunstorf (KKNW), na Alemanha (Kirchenkreis é similiar ao Sínodo na IECLB).
Historicamente, o CTP surgiu da necessidade por formação de lideranças leigas para suprir a realidade de empobrecimento e opressão que existia em Comunidades do antigo Distrito Eclesiástico Uruguai, especialmente nas Paróquias que experimentaram megaprojetos de exploração e expropriação da sua realidade colonial. Na época, havíamos realizado o Plano de Ação Interparoquial (PIAI), em uma ação aprovada por Concílios Distritais, permitindo que cinco Paróquias (Mondaí, Laju, Palmitos, Cunha Porã e Maravilha) trabalhassem estrategicamente com formação articulada e partissem de grupos de base para a transformação da realidade. Assim, no final dos anos 90, se gestou e experimentou o CTP.
Em 2016, o CTP está em sua 11ª edição. São 21 anos ininterruptos de formação nessa modalidade. Em dezembro último, na celebração de encerramento e bênção com as famílias, Comunidades, formandos e formandas, 29 pessoas receberam a certificação. Isso significa que elas participaram de 16 encontros em finais de semana, além de trabalhos de leitura dirigida e tarefas em mutirão para entrega em etapas posteriores (temas de casa), totalizando 320 horas.
O que estudamos? Além dos aspectos de crescimento pessoal e de grupo, são abordados temas da Bíblia, da Confessionalidade Luterana e outros importantes para a vida cristã e para a Igreja. A partir desses temas e do trabalho desenvolvido em cada etapa, com a participação de Ministros e Ministras do Sínodo e das Coordenações de Setores de Trabalho organizados no Sínodo Uruguai, as pessoas que participam têm o desafio de se engajar nesses Setores, dando respostas às Comunidades e Paróquias que as enviaram e motivaram ao CTP.
Ao longo dessas mais de duas décadas de CTP, participaram cerca de 250 pessoas. São lideranças que promovem e auxiliam Comunidades no testemunho do Reino de Deus no mundo. Essas lideranças auxiliam grupos e motivam outras pessoas a transformarem a sua realidade pela oração e ação de uma Teologia que em Jesus Cristo se faz gente e vem habitar entre gentes nas várias culturas e etnias.
Cat. Me. Nilo Bidone Kolling, atua nas Faculdades do Grupo Santa Rita e na rede pública de Santa Catarina como Professor de História, Sociologia e Antropologia