Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
Do Ensino Confirmatório à Juventude: caminhando e crescendo na fé - Um dos grandes desafios no Ministério sempre foi – e creio que, ultimamente, tem sido ainda maior – tornar a caminhada cristã das nossas crianças e dos nossos jovens uma caminhada contínua. Temos trabalhos e momentos muito significativos na caminhada cristã na IECLB, No entanto, parecem, por vezes, desconectados e com lacunas. Essas lacunas, especialmente entre o tempo do Ensino Confirmatório e o da Juventude Evangélica, tiraram de nós algumas noites de sono.
Qual é sempre uma das queixas após o tempo do Ensino Confirmatório? Que poucas são as pessoas jovens que participam da Juventude. Sim, verdade! Então, por que não plantar a semente do Grupo de Jovens durante o período de Ensino Confirmatório? Estava lançada a ideia! Para colocá- la em prática, ousamos transferir o Ensino Confirmatório (1º e 2º anos) de terças-feiras para sábados à tarde (primeira ‘loucura’ em uma grande metrópole) e o tempo de encontro seria das 14h às 17h, semanalmente (segunda loucura).
Acreditamos fielmente que, nesse período de aprendiza gem, criam-se laços, amizades, formam-se vínculos que, com o tempo, só se fortalecem. Com essa nova proposta, tínhamos dois objetivos claros: ter um tempo para o encontro de Ensino Confirmatório e ter um momento de uma experiência de Grupo de Jovens. A partir disso, reunimos o grupo nos sábados à tarde, em um primeiro momento, para o encontro do Ensino Confirmatório propriamente dito. O segundo momento era para o encontro de jovens. Temos experimentado que o tempo já não é mais problema, mas a falta dele sim. Percebemos que vínculos e amizades acontecem, o grupo vai se consolidando e tendo novas experiências para além do próprio encontro.
A partir desse momento cada participante está tendo a possibilidade de celebrar, cantar e refletir, como jovens e com jovens da sua idade, abordando temas oportunos e que lhes faz olhar para a juventude como um grupo importante e para a juventude como etapa de crescimento e de decisões importantes. Nesse período, se está, normalmente, entre a quase conclusão do Ensino Fundamental e o início do Ensino Médio. Portanto, é uma fase permeada de angústias, mudanças e dúvidas. Dessa forma, é muito importante que o jovem e a jovem tenham um espaço no qual possam dialogar e expressar as suas angústias e preocupações. A Igreja se constitui, assim, em um espaço no qual se pode orar, chorar, sorrir ou, simplesmente, silenciar, um lugar para ‘se sentir em casa’.
Pa. Vera Regina Waskow, Ministra em Curitiba/PR, no Sínodo Paranapanema