Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
Formação bíblica continuada e convidativa - Na Comunidade São Paulo, em Três de Maio/RS, uma das maneiras de a educação cristã ser contínua e integrada é por meio dos Núcleos de Famílias, grupos de estudo bíblico que se reúnem em diferentes bairros da cidade. Estima-se que esse trabalho teve início em 1978, com a intenção de alcançar as famílias geograficamente mais afastadas da Igreja. Com o passar do tempo, os encontros foram se reinventando de acordo com as necessidades das famílias. Hoje em dia, a maioria dos bairros da cidade possui Núcleos.
Os encontros dos Núcleos iniciam às 19h30, na residência de famílias-membro dos seguintes bairros: Neuhaus, Centro, São Francisco, Guaíra, Planalto, Jardim das Acácias, COHAB, Seminário, Santa Rita e Oriental. Essa experiência motivou a criação de Núcleos também em outras Comunidades da Paróquia: nas cidades de Boa Vista do Buricá e São Martinho.
O ambiente mais informal e descontraído oportuniza o diálogo, o esclarecimento de dúvidas e a interação entre as pessoas. É uma ocasião privilegiada para vivenciar diferentes temáticas como o Tema do Ano, a Campanha da Fraternidade Ecumênica, a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem e materiais produzidos pelo Sínodo, como os fascículos Viver a Fé Cristã em Família, e outros.
No fim do ano, é realizado um encontro geral de todos os grupos de Três de Maio. Este inicia com um culto temático e segue com confraternização, para a qual cada família traz algo para comer e/ou beber e compartilha em uma refeição comum. Ano marcante foi quando se trabalhou a temática do Batismo e o Culto de encerramento foi uma rememoração do Batismo.
O trabalho realizado nos Núcleos intensifica a visitação pastoral, envolve as famílias dos Confirmandos e das Confirmandas e é ocasião para visitar e orar não só pelas pessoas, mas com as pessoas enfermas. Muitas famílias dos Núcleos auxiliam na distribuição dos envelopes de Ação de Graças, correspondências e afins, além de comunicar mudanças de endereços e a chegada de pessoas de confissão luterana à cidade.
Quando se investe na Educação Cristã Contínua, os frutos aparecem na comunhão, na missão e no serviço.
Essa é uma forma convidativa e continuada de formação bíblica em que a Igreja vai ao encontro das pessoas, capacita e mobiliza para a prática da fé!
P. Samuel Gausmann, Ministro na Paróquia de Três de Maio/RS, é Coordenador da Educação Cristã Contínua no Sínodo Noroeste Riograndense