Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
O trabalho com crianças, adolescentes e jovens no Culto Infantil, Ensino Confirmatório e Juventude Evangélica é prioridade em muitas Comunidades da IECLB. A base da educação na fé precisa ser construída já nos primeiros anos de vida, devendo ser enriquecida ao longo da caminhada.
O Sínodo Mato Grosso, atendendo ao anseio de pessoas que trabalham com esses grupos, promoveu, em 2015, em parceria com a Secretaria de Formação, da Secretaria Geral da IECLB, o Seminário de Capacitação de Lideranças Comunidades Criativas. Os princípios pedagógicos e metodológicos do Plano de Educação Cristã Contínua (PECC), questões de gênero e inclusão, narração de histórias e artes plásticas foram algumas das ênfases do encontro.
Livros, bonecas, marionetes, materiais recicláveis de fácil acesso foram apresentados como possibilidades para dinamizar os encontros. O grupo foi desafiado a confeccionar diversos materiais e, a partir destes, exercitar a prática da narração de histórias. Com base na experiência vivida, podemos constatar a importância dos encontros serem bem preparados, fazendo uso de dinâmicas e tendo em vista o público-alvo.
Foi incrível ver pessoas de várias idades fascinadas ao participar de uma história dramatizada. Fomos levados e levadas a um passeio por nossa infância. Percebemos que, muitas vezes, tratamos as crianças como se fossem pessoas adultas, esperando que fiquem sentadas, apenas ouvindo atentamente o que lhes é dito. As crianças devem ser ativas e ocupar o seu papel no processo de educação. Nesse sentido, o Seminário também capacitou as pessoas para que passem adiante aquilo que aprenderam, dando movimento à Educação Cristã Contínua (ECC) na Igreja.
No Sínodo Mato Grosso, tudo o que envolve a formação de lideranças é um grande desafio, seja em nível sinodal ou mesmo setorial. Centenas (até milhares) de quilômetros separam as Paróquias umas das outras. O alto custo das viagens e as muitas horas passadas na estrada dificultam a participação em cursos e seminários. Nem por isso a formação deixa de acontecer e nos alegramos com as pessoas que veem a importância desses momentos de aprendizado mútuo e, por meio deles, buscam se capacitar para o trabalho na seara do Senhor.
Sempre com bom ânimo, desejamos que muitos outros cursos e seminários aconteçam no Sínodo Mato Grosso e sobre eles rogamos a bênção de Deus.
Pa. Gizele Zimmermann,
Ministra em Canarana/MT, no Sínodo Mato Grosso