Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
Ensino Confirmatório e Comunidade renovada – Alegramo-nos com o Ensino Confirmatório nas nossas Comunidades. Ao mesmo tempo, percebemos limitações diante desta singularidade na formação dos nossos membros, muitas vezes, o único espaço articulado de formação cristã. No entanto, há um enorme desafio em tornar esta atividade um processo ensino aprendizagem contínuo na vida dos membros.
O desafio da catequese provém do Batismo. O que acontece neste Sacramento tem implicações permanentes na nossa vida. O Batismo não se restringe ao rito, mas este é um processo de iniciação à vida cristã. Igreja que batiza se torna corresponsável na educação cristã das pessoas batizadas. Igreja que apenas batiza, sem tirar as consequências deste ato para o ensino da fé cristã, despreza a graça de Deus, o efeito que ela causa nas nossas vidas.
Há muitas práticas comunitárias que buscam, de forma criativa, exercitar uma Educação Cristã Contínua. O Ensino Confirmatório pode ser uma atividade para toda a família do adolescente, toda a Comunidade. Que tal iniciar com uma comunhão de mesa com todos os participantes? Após a janta, os adolescentes seguem para o Ensino Confirmatório, as crianças para encontros de música e histórias bíblicas e os adultos para encontros que abordam os temas da fé cristã e da nossa confessionalidade. A dinâmica consiste na formação de grupos, em que lideranças são preparadas para facilitar o diálogo sobre os temas abordados.
Certa vez, uma família foi convidada a escrever sobre esta experiência de estar participando desta atividade decorrente do Ensino Confirmatório do seu filho.
Ao longo dos nossos encontros das quintas-feiras, as minhas incertezas e inseguranças deram lugar a novas amizades [...]. Tudo isso regado a muitos ensinamentos e reflexões. Quando me dei conta, eu já estava solicitando folgas no meu trabalho para estar presente e não perder a próxima palestra, o próximo debate, a próxima discussão sobre o tema proposto [...]. Discussões dentro do carro sobre os temas abordados, as trocas de ensinamentos entre mim e o meu marido, também com o nosso filho, no Ensino Confirmatório, começaram a virar rotina. De repente, o caminho de volta para casa ficou tão curto. Por que será? As conversas continuavam até a hora de dormirmos, gerando mais reflexões (Irmgard Neumann).
O Ensino Confirmatório é uma bela tradição que precisa ser valorizada com novas ideias. As consequências podem ser o surgimento de uma compreensão nova de ser Igreja e a formação de lideranças integradas nos conceitos básicos da fé cristã, no nosso jeito luterano de viver o cristianismo. A Comunidade se renova tendo como impulso a compreensão do Batismo.
P. Werner Kiefer,
Ministro na Paróquia Matriz, em Porto Alegre/RS