Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
Comunidade comprometida - É conhecido, na IECLB, o Projeto Missão Criança, cujo objetivo é envolver a Comunidade no acompanhamento na fé das crianças batizadas e das suas famílias. O Projeto prevê, em média, um acompanhamento de cinco anos, a contar da data do Batismo. Ele está presente em vários Sínodos da IECLB com uma reflexão contextualizada e nomes diferenciados.
De modo a destacar o Sacramento do Batismo e as suas implicações para a vida de fé pessoal e comunitária, no Sínodo Norte Catarinense, o Projeto é conhecido como Pastoral do Batismo.
Em 1993, mulheres da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) de Massaranduba/SC deram os primeiros passos para o desenvolvimento do Projeto, iniciando com visitas e um convite às famílias para que fossem ao culto celebrar o aniversário de Batismo das suas crianças. No culto de Batismo, as crianças eram vestidas com uma alba batismal e presenteadas com uma vela, confeccionadas pela OASE e por pessoas da Comunidade.
O trabalhou cresceu, alcançou novas áreas e também novo formato. Em 2006, constituiuse o Conselho da Pastoral do Batismo na Comunidade de São Bento do Sul/SC e, em 2011, no Núcleo Jaraguá do Sul.
O Conselho, em sua maioria, constituído por pessoas voluntárias da Comunidade e assessorado por Ministros e Ministras, recebe constante formação e capacitação para o desempenho das suas tarefas, dentre elas: participar no Curso de Batismo para pais, mães, padrinhos e madrinhas, preparo e na celebração do Culto de Aniversário de Batismo, alem de realizar visita às crianças batizadas e suas famílias.
Muito é compartilhado durante as visitas. As crianças e as suas famílias se sentem lembradas, ouvidas e cuidadas pela Comunidade, que ora com e por elas. O Conselho fala sobre o Projeto da Pastoral, presenteia a família com materiais de cunho bíblico (livros, folhetos), incentivando-a para o convívio comunitário, a participação em cultos e demais atividades da Comunidade
Temos relatos bonitos e resultados edificantes a partir dessa experiência. São crianças que esperam ansiosas pela visita e que chegam felizes para o culto preparado para elas. Também há famílias que retornam ao convívio da Comunidade e membros da Comunidade que se deixam desafiar para o papel de madrinha ou padrinho de oração da criança batizada.
A Pastoral do Batismo tem despertado a Comunidade para o seu agir diaconal. Sobretudo, tem auxiliado a Comunidade no acompanhamento e na formação da fé das crianças batizadas e das suas famílias.
Este Projeto é uma grande oportunidade para ajudar as crianças a crescerem no amor de Deus e na vivência comunitária da fé.
Pa. Marli Seibert Hellwig, Ministra na Paróquia Barra do Rio Cerro/SC, no Sínodo Norte Catarinense