Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando
A flor na janela - Há seis anos, a flor de gloxínia enfeita a janela do nosso escritório, na Sede Nacional da IECLB. Ela ameniza o concreto da cidade grande e suaviza a cor cinza dos prédios vizinhos. A gloxínia é uma flor de grande beleza, com folhas e pétalas aveludadas, de cores intensas e exuberantes.
De tempos em tempos, ela passa por um período de dormência, quando não produz folhas e flores. Por desconhecer esta peculiaridade da planta, ela quase foi colocada fora, pois pensávamos que ela estava morta. O que a salvou foi um minúsculo broto, quase imperceptível, que nasceu ao lado do galhinho seco. Mais tarde, descobrimos que os tubérculos permanecem em dormência por um período de até três meses, quando se recomenda diminuir as regas gradualmente, até que a planta seque por completo.
Após esse tempo de descanso, pequenos brotos surgirão, dando sinais de que a planta está pronta para retomar o seu crescimento. A partir daí, é preciso cuidado com o excesso de água para não criar fungos na planta e evitar molhar as pétalas, que mancham facilmente. Além disso, a gloxínia necessita de muita luminosidade para se desenvolver bem, mas não suporta a exposição direta aos raios de sol. Os locais próximos a janelas, onde ela possa receber luz e calor com moderação, são ideais para esta planta.
A nossa caminhada na Coordenação de Educação Cristã se parece bastante com a flor de gloxínia. Em 2015, ela floresceu lindamente. Tivemos a oportunidade de conviver com tantas lideranças de diferentes Sínodos, Paróquias e Comunidades da IECLB a partir do Seminário Comunidades Criativas. Com oficinas de artes, teatro e música, refletimos, ensinamos e aprendemos em conjunto. Cruzamos com pessoas que, assim como nós, têm a tarefa de cuidar, regar, adubar a terra para que a educação cristã floresça de forma intensa, viva, pulsante.
Para o ano de 2016, a nossa janela continuará aberta e florida. Já temos uma colorida agenda. Será o ano do Seminário Comunidades Criativas na sua 2ª edição, em que a Teologia e a Pedagogia luterana estarão na pauta por meio da narração de histórias e belas dinâmicas.
Mia Couto, Escritor, Poeta e Jornalista moçambicano, escreveu, certa vez: ‘A janela: não é onde a casa sonha ser mundo?’. Pensamos que sim! Na verdade, já passamos do sonho, já estamos na estrada. Que Deus seja o nosso cuidador e guia nos caminhos do novo ano.
Cat. Maria Dirlane Witt , Coordenação de Educação Cristã, Secretaria de Formação, Secretaria Geral da IECLB, em Porto Alegre/RS