120 anos de Juventude Evangélica
Jaqueline Kalke Charles F. Braun Sínodo Espirito Santo a Belém
Não repreenda um homem mais velho, mas o aconselhe como se ele fosse seu pai. Trate os homens mais jovens como irmãos, as mulheres idosas, como mães e as mulheres jovens, como irmãs, com toda pureza. Cuide das viúvas que não tenham ninguém para ajudá-las (1Tm 5.1-3).
Celebramos 120 anos de Juventude Evangélica. A história da JE é marcada por várias gerações: bisavós, avós, pais, mães, filhos, filhas, netos e netas que interagem na mesma história da vida comunitária. Somos gratos e gratas a Deus por todas essas pessoas que contribuíram e contribuem com a nossa história. Ao longo de anos de formação, capacitação, seminários, olimpíadas, encontros nacionais, criou-se um perfil de responsabilidade, criatividade e solidariedade nas pessoas jovens que participaram e participam na juventude da IECLB. Certamente, as lideranças formadas fizeram e fazem a diferença nos diversos setores de trabalho das Comunidades, das Paróquias e dos Sínodos da IECLB.
Relatos históricos indicam que o primeiro grupo se reuniu em 1896, no sul do país, durante os primeiros anos da colonização alemã. Com a vinda de Pastores alemães, iniciaram-se diversos trabalhos na IECLB, inclusive com a JE. Durante a 2° Guerra Mundial, encontros e movimentos da JE foram proibidos. Após a Guerra, os trabalhos voltaram lentamente a se organizar e a se fortalecer.
Nos anos seguintes, com o fortalecimento dos grupos, diversos eventos aconteceram nos Sínodos, mas foi na década de 70 que o primeiro Congresso Nacional da Juventude Evangélica (Congrenaje) deu um norte ao trabalho com jovens a partir das diretrizes, possibilitando maior organização e consequente aumento da participação do número de jovens.
A juventude busca proclamar o Evangelho de Jesus Cristo, relacionando-o com a atualidade e com a necessidade de cada região, instigando o protagonismo da pessoa jovem na IECLB e na sociedade, respeitando a diversidade e as necessidades de cada indivíduo.
As palavras do apóstolo Paulo a Timóteo nos encorajam a reafirmar a nossa tarefa comunitária: cuidar uns dos outros, umas das outras na nossa caminhada de fé e vida comunitária da IECLB.